23 de abr. de 2013

GOVERNO OFERECE CURSOS GRATUITOS NA ESCOLA DO EMPREENDEDOR PAULISTA

 

Escola do Empreendedor Paulista

 

A Escola do Empreendedor Paulista é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e do Banco do Povo Paulista, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, a fim de oferecer conhecimentos que facilitem a gestão de micronegócios.

Objetivo: Os dez cursos básicos da Escola do Empreendedor Paulista têm por objetivo tornar possível que os clientes do Banco do Povo Paulista, em todo o Estado de São Paulo e dos demais estados do país, recebam noções básicas de como gerir seu empreendimento, potencializando o uso do microcrédito produtivo, orientado para o desenvolvimento de suas atividades produtivas.

Público-alvo: Microempreendedores urbanos e rurais, formais e informais, clientes ou não do Banco do Povo Paulista e demais interessados

Quanto custa e como participar: Os cursos são oferecidos gratuitamente na modalidade de educação à distância, com a utilização de material impresso, vídeoaulas e, facultativamente, internet (suporte de sistema de gestão da aprendizagem).

Conteúdo: Os conteúdos dos dez cursos, que poderão ser cursados independente uns dos outros, cada um com duração de 2 a 3 horas (expectativa de tempo de estudo), percorrem conhecimentos básicos necessários a qualquer empreendimento. 

O aluno poderá realizar os cursos que desejar, no ritmo de sua necessidade e interesse, sem qualquer restrição.

Na internet está disponibilizada, além de todo o conteúdo em formato digital, a avaliação do processo de aprendizagem de cada curso, com questões objetivas, bem como suporte ao aluno.

Veja quais são os cursos oferecidos pela Escola do Empreendedor Paulista:


Curso 1 - Empreendedorismo na Prática
Neste curso básico você descobrirá quais as características que um empreendedor deve possuir e como desenvolver as habilidades essenciais para fazer de seu negócio, não importa o tamanho, uma empresa de sucesso. Ficará sabendo o que é um plano de marketing, onde buscar ajuda e como fazer um Plano de Negócios, entre várias outras dicas importantes.

Curso 2 - Atendimento ao Cliente
Não existe negócio sem cliente. Mas como atender diferentes públicos e como atrair a clientela? É o que você verá no curso básico 2, que traz exemplos práticos e orientações para você conhecer melhor o seu cliente, encantá-lo e torná-lo fiel. Você poderá conferir a importância do processo de comunicação e como apresentar um diferencial que o destaque da concorrência.

Curso 3 - Consumidor e Fornecedor
Consumidor e fornecedor são os dois elos de uma corrente que impulsionam o progresso do seu negócio. Neste curso básico você entenderá o que é a lei da oferta e da procura. Também aprenderá a utilizar dados de mercado para descobrir oportunidades de negócio, definir o seu alvo e conhecer melhor o seu cliente para atendê-lo de forma diferenciada, dando mais um passo rumo à vitória.

Curso 4 - Ações de Marketing
O marketing é fundamental nos dias de hoje para garantir a sobrevivência e a lucratividade de qualquer empreendimento. No curso básico 4 você verá, passo a passo, como desenvolver estratégias de marketing diferenciadas e de baixo custo. Terá contato com várias ideias inovadoras e criativas para aplicá-las, não importando o ramo ou tamanho do seu empreendimento.

Curso 5 - Formalização
Muitos empreendedores ficam em dúvida se é melhor continuar na informalidade ou ingressar no mercado formal. Neste curso básico, você ficará por dentro das vantagens da formalização, tanto para a empresa quanto para você e sua família. Descobrirá como formalizar o seu negócio e quais os diferentes tipos de empresas e enquadramentos que existem. Assim, poderá optar pela melhor solução.

Curso 6 - Formação de Preços
Uma dúvida muito frequente é a de como determinar o preço de um produto ou serviço que será colocado no mercado. Quais são os elementos que devem ser considerados? Basta verificar o que a concorrência faz? Estas e outras perguntas são respondidas neste curso básico. Você terá a oportunidade de montar o preço certo para aquilo que oferece, conhecendo diferentes estratégias e a psicologia dos preços.

Curso 7 - Vendas e Ganhos
Vender é um dos pontos críticos em qualquer negócio. Neste curso básico, você saberá como planejar e monitorar suas vendas, seja de produtos ou serviços. Irá verificar qual o perfil ideal de um bom vendedor e como construir uma equipe de vendas eficiente, seja com apenas um ou muitos vendedores. Também terá dicas para obter maiores ganhos.

Curso 8 - Gestão Financeira
Embora pareça complicada, a gestão financeira está ao seu alcance. Você vai entender porque ela é tão importante e quais os procedimentos que precisam ser efetuados para um bom controle das finanças. Conhecerá vários tipos de planilhas que facilitarão a sua vida, não deixando seus lucros escorrerem pelo ralo. Com este curso básico, você ficará por dentro dos tipos de investimentos que existem e pronto para crescer!

Curso 9 - Higiene e Segurança
Cuidar de seu estabelecimento é cuidar das pessoas que o frequentam, trabalhadores ou clientes, levando em conta a higiene e a segurança. As medidas de higiene estão ligadas aos cuidados pessoais e ambientais. Para garantir a segurança de funcionários e clientes, é necessário conhecer os cinco tipos de riscos, e como evitá-los, utilizar equipamentos de proteção e elaborar um Mapa de Risco. Tudo isso você vai aprender neste curso básico.

Curso 10 - Sustentabilidade e Comunidade
Neste curso básico você aprenderá o que é desenvolvimento sustentável e conhecerá a “teia de desenvolvimento” para entender como ela afeta o seu negócio. Além disso, perceberá a importância do protagonismo social para o empreendedor e a encontrar o equilíbrio entre as exigências de competitividade de seu negócio com as dos novos tempos, voltados para a preservação ambiental.


PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: www.escoladoempreendedor.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário