4 de abr. de 2013

Rede Lucy Montoro deverá ser ampliada no Centro-Oeste Paulista

 

As cidades de Botucatu e Marília (SP) devem ganhar em breve ambulatórios da rede Lucy Montoro. Os centros de saúde criados em 2008 oferecem tratamento de alta complexidade a pessoas com deficiência. Já em Jaú, onde a unidade do Lucy Montoro já atende três mil pessoas, há planos de melhorias dos serviços.

Faz parte do planejamento do governo estadual ampliar os serviços em Jaú. Um projeto chegou a ser idealizado pela prefeitura na gestão passada, mas não deve ir além das maquetes virtuais. 

“Tenho no entendimento que o terreno que a administração anterior queria disponibilizar para a construção do ambulatório é um terreno muito longe de tudo. No local quase deserto da cidade, onde não tem um restaurante por perto para as pessoas de fora que viriam. Não tem uma linha de ônibus que chega até lá e traria muitas dificuldades”, avisou o atual prefeito, Rafael Agostini.

O chefe do Executivo explicou que a cidade não teria condições de arcar com os custos de construção e manutenção do centro regional. Mesmo assim, uma ampliação do ambulatório atual está em estudo. 

“Me parece muito mais pé no chão, sensato e prudente nós optarmos pelo caminhão da expansão dos serviços da rede Lucy Montoro com investimentos maiores para melhorar a qualidade do atendimento dos serviços que já são prestados”.

O cinto de segurança evitou que William fosse arremessado do carro durante um acidente, mas não que ele batesse a cabeça e sofresse um traumatismo craniano. As graves sequelas foram amenizadas com o tratamento no Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em Jaú. 

“Estou vendo melhoras. Ele não parava sentado, não comia nada. Está resmungando, antes não fazia isso. Estou muito contente vendo à recuperação dele”, informou a mãe, Ana Paulo Teodoro de Oliveira.

William é uma das três mil pessoas atendidas regularmente pelo ambulatório. E todos os meses, cerca de 150 novos pacientes entram para a lista. Não se trata de caridade, mas de um esforço do governo para superar um déficit histórico. 

“É uma possibilidade desse resgate histórico não só para com a população de Jaú, mas para os outros 67 municípios”, explicou o coordenador da rede Lucy Montoro em Jaú, Antônio Carlos de Camargo.

Já em Botucatu, o processo para a chegada de uma unidade do Lucy Montoro começou em 2009. Segundo o prefeito, desde então foram realizadas a desapropriação de um prédio e a licitação para a reforma dele. 

A estrutura fica na Rodovia Marechal Rondon, em uma das entradas da cidade. “Em Botucatu temos cerca de 14 mil pessoas com deficiência. Estamos em uma política de inclusão para essas pessoas. 

E o Lucy Montoro vem exatamente para dar essa resposta com um equipamento e muitos profissionais que vão atender a pessoa com deficiência, melhorando as suas condições de vida”, disse o prefeito, João Cury.

Outra cidade que receberá em breve uma unidade é Marília. O prédio do hospital Lucy Montoro está pronto. 

A obra teve um investimento de R$ 10 milhões e foi entregue dentro do cronograma. Agora, faltam os equipamentos e a contratação de 180 funcionários para começar a funcionar. O hospital vai atender 62 cidades e deverá ser um dos maiores do interior.

“Essa iniciativa de se desenvolver esse modelo de rede é fundamental para que proporcione para as pessoas, primeiro, à necessidade do atendimento que eles precisam e, segundo, evitar que esses pacientes, imagine um indivíduo tetraplégico, paraplégico, ter que se locomover 400, 500 quilômetros longe de São Paulo”,  comunicou o diretor do Hospital das Clínicas, José Alves Ottaiano.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário