24 de abr. de 2013

Saiba mais sobre o recurso de audiodescrição

Equivalente textual do programa veiculado em 11/03/2010

Vinheta: Rádio Trianon AM. 740. Coragem, justiça, cidadania. Microfone Aberto, com Marcos Calazans. Momento Terceiro Setor, com Mara Gabrilli.

Mara Gabrilli: Oi Calazans. Eu aqui de novo e hoje para falar sobre a audiodescrição.

A audiodescrição é um recurso muito interessante que possibilita ao cego captar tudo aquilo que é visual em uma imagem. Ou seja, a audiodescrição é um detalhamento claro e objetivo do que está na imagem. A audiodescrição consiste em descrever cenários, personagens, posições, formas, cores, situações e detalhes para que as pessoas com deficiência visual possam ter acesso a toda narrativa de um programa de TV, uma peça de teatro, cinema e tendo acesso até a pintura e a arte com equidade.

Imagina só uma exposição de arte com esse recurso. O cego pode clicar um botão e receber por meio de áudio todas as informações sobre a pintura que está exposta. Como, por exemplo, cor, forma, textura, materiais utilizados, tamanho, artista que a produziu.

Inclusive esse recurso é previsto na Lei de Acessibilidade (10.098/00). Portanto a sociedade precisa oferecer a audiodescrição.

A LaraMara, que é a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, oferece um curso de formação para audiodescritores. O curso, Calazans, é uma profissão maravilhosa, que vem crescendo no Brasil, principalmente porque é lei e tem que ser cumprida. E o curso é para qualquer interessado em aprender a técnica e principalmente aplicá-la em seu dia a dia.

A segunda turma do curso está se formando este mês e a LaraMara vai realizar um Festival de Cinema com audiodescrição, como resultado do trabalho desenvolvido durante o curso.

Para saber mais sobre a programação do Festival acesse o site http://www.laramara.org.br/.

O próximo curso de formação em audiodescrição ainda não tem data prevista, mas a LaraMara já está cadastrando interessados. Os profissionais que quiserem realizar o curso devem enviar um e-mail para Rosângela Barquero no robarqueiro.ct@laramara.org.br com nome completo e telefone para contato.

E já temos teatro aqui em São Paulo com audiodescrição. O teatro do Instituto Vivo é um exemplo disso e também tem apresentações no Centro Cultural São Paulo. Vale a pena conhecer a técnica.

Vinheta: Momento Terceiro Setor, com Mara Gabrilli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário