18 de abr. de 2013

Musical Um Amigo Diferente? tem apresentações gratuitas em BH

Personagens do espetáculo Um Amigo Diferente
O espetáculo "Um Amigo Diferente" chega à capital mineira, depois de já ter sido visto para mais de três mil pessoas no Rio de Janeiro, durante turnê em 2011. Considerado um marco na história do teatro infantil brasileiro por ser o primeiro a contar com total acessibilidade na comunicação, o musical rock para crianças e adolescentes volta aos palcos nos meses de abril e maio, em cinco cidades do país. 
A turnê começa por Belo Horizonte, com apresentações nos dias 12 e 13 de abril, seguindo para Juiz de Fora, dias 26 e 27 de abril, Brasília, dias 10 e 11 de maio, Santos, dias 17 e 18 de maio, finalizando em São Paulo, nos dias 24 e 25 de maio. 

Sobem ao palco os integrantes do grupo Os Inclusos e Os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade. O espetáculo conta com recursos que permitem que todos os públicos possam aproveitar a apresentação. “Há intérprete de Libras desde a fila – e durante todo o espetáculo, visita ao cenário para pessoas cegas meia hora antes de começar a peça, programas em linguagem mais simples para ser distribuído para as crianças - e outro para as pessoas adultas, sendo que ambos os programas também estarão em Braille e letra ampliada para crianças e adultos, audiodescrição e legenda, além de atendimento prioritário e acessibilidade física. A Escola de Gente só se apresenta em teatros acessíveis”, conta a fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck.

O espetáculo "Um Amigo Diferente?" é uma realização da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, patrocínio da MRS Logística, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

A turnê integra a campanha Teatro acessível: arte, prazer e direitos, lançada em 2011, pela Escola de Gente - que no mesmo ano recebeu o prêmio Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República-,  e pelo Ministério da Cultura, com o objetivo de mobilizar governo e sociedade civil ao cumprimento das leis de acessibilidade em toda e qualquer iniciativa cultural.

O espetáculo

"Um amigo diferente?" tem roteiro assinado por Marcos Nauer, diretor do espetáculo. O espetáculo é baseado no livro homônimo de Claudia Werneck, autora de 14 livros sobre direitos humanos, diversidade e inclusão, e no conto “Nós não somos figurinhas”, também de Claudia Werneck,  cujo protagonista é o gato Bandidão que “sabe tudo de inclusão”.

Publicado pela WVA em 1994, o livro foi traduzido para o espanhol e o inglês e integra o acervo de bibliotecas e escolas públicas de todo o Brasil. “Um Amigo Diferente?” conta a história de Lucas, um menino considerado esquisito pelos vizinhos e colegas de classe, em uma jornada de busca pela verdadeira amizade. No percurso dessa aventura, ele descobre que quanto mais diferentes são as pessoas, mais divertida é a vida - verdade que nem sempre os adultos revelam.

O conteúdo e as metodologias da Escola de Gente também serviram de referência para as letras que compõem a trilha sonora do espetáculo. Compostas pelos integrantes e fundadores do grupo, elas foram musicadas por Maria Gadú. “Nosso objetivo é sensibilizar o público, por meio da história de Lucas e seu fiel gato Bandidão, para perceber que as diferenças estão em todas as pessoas, e compará-las é uma perda de tempo”, diz Claudia Werneck.

Elenco

Os Inclusos e os Sisos – Um projeto de arte e transformação social da Escola de Gente, o grupo foi criado em 2003 por estudantes de artes cênicas, entre eles a atriz e ex-VJ da MTV Tatá Werneck. Mais de 50 mil pessoas já assistiram por todo o país aos espetáculos e esquetes de humor que tratam de forma leve o tema da inclusão.

“Eu acho que o grupo Os Inclusos e os Sisos é, provavelmente, a mais importante estratégia para despertar em pessoas e instituições um cotidiano inclusivo, responsabilizando-as para que assumam o que precisam fazer com urgência para que a gente reverta a história.”, complementa Claudia Werneck.

Oficinas de Teatro Acessível

Além das apresentações, o público também poderá participar de Oficinas de Teatro Acessível ministradas pelos atores e o diretor dos Inclusos, Marcos Nauer. Com metodologia e supervisão da Escola de Gente, as oficinas buscam propor situações que promovam mais espaço interno para as pessoas se exercitarem na perspectiva inclusiva, desconhecida, como prática, para um importante contingente populacional. São várias vivências, jogos, dinâmicas e propostas.

As Oficinas Inclusivas já foram multiplicadas mais de 400 vezes em países das Américas, Europa, Oceania e África. “Tudo é muito instigante, provocador, ousado e faz com que o público de artistas, produtores, educadores, funcionários de empresas, conselheiros de direitos, e tantos outros públicos, abram espaços internos e externos de diálogo com outras pessoas e seus modos de sentir, existir, se comunicar.

Nas Oficinas de Teatro Acessível é possível ousar e testar os limites daquilo que se pensa, no dia a dia, ser inclusão. Buscamos expandir consciências e explorar estratégias e novos modos de atuação por uma construção coletiva de sociedades inclusivas”, comenta Claudia Werneck.

SERVIÇO:


JUIZ DE FORA
Apresentações:  26 de abril, às 15h // 27 de abril, às 16h
Oficina de Teatro Acessível: 27 de abril, das 10h às 13h
Local: Teatro Pró-Música

BRASÍLIA
Apresentações: 10 de maio, às 15h // 11 de maio,às 16h
Oficina de Teatro Acessível: 11 de maio, das 10h às 13h
Local: Teatro do Brasil 21 Cultural – Sala 2

SANTOS
Apresentações: 17 de maio, às 15h // 18 de maio, às 16h
Oficina de Teatro Acessível: 18 de maio, das 10h às 13h
Local: Teatro Guarany

SÃO PAULO
Apresentações: 24 de maio, às 16h // 25 de maio, às 11h
Oficina de Teatro Acessível: 24 de maio, das 10h às 13h
Local: Teatro Itália


Nenhum comentário:

Postar um comentário