18 de abr. de 2013

Reatech 2013: Laramara oferece diversos produtos de acessibilidade

Símbolo da pessoa com deficiência visual
A Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara) marca presença na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (XII Reatech), que ocorre entre 18 a 21 de abril de 2013, no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo.

No evento, a instituiçãoapresenta lançamentos de Tecnologia Assistiva comercializadas no Centro de Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Visual (Laratec), além de produtos pedagógicos do Centro de Ludicidade Brincanto, que contribuem para o aprendizado infantil.

Há nove anos a instituição participa da feira divulgando produtos que facilitam o dia a dia de pessoas com deficiência visual, além de informações gerais de todos os trabalhos realizados pela ONG para habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência visual e múltipla deficiência. Além disso, a Laramara trabalha para identificar novas maneiras de adaptar a tecnologia para o desenvolvimento de utensílios e materiais que possam auxiliar crianças e jovens  que apresentam distúrbios neuromotores e comprometimento de suas funcionalidades cotidianas.

Confira as novidades da instituição:

VictorReader Stratus M - Este equipamento portátil desempenha a função de tocador de audiolivros, revistas, jornais e documentos de informática em uma grande diversidade de formatos: DAISY, MP3, WAV, TXT, HTML, XML  e DOCX.  Reproduz os conteúdos a partir de distintas mídias, como CDs, cartões SD e drives USB. O modelo é o primeiro no Brasil a funcionar com a tecnologia DAISY (sigla em Inglês para Sistema de Informação Digital Acessível), que permite ao usuário com deficiência visual ler conteúdos de livros eletrônicos, por meio de sua estrutura (índice de matérias, páginas, parágrafos, períodos, palavras e caracteres) com a mesma facilidade de pessoas sem problemas de visão.

Linha Braille Brailliant – Disponível nos modelos BI 32, BI 40 e B 80, este produto dá acesso tátil (pelo sistema Braille) à informação da tela do computador, celular ou tablet. Sob o comando do usuário do computador, o leitor de telas (software) transforma as informações exibidas em códigos, enviados às celas Braille eletromecânicas do display, onde pinos sobem e descem para formar os caracteres Braille.  Os displays Brailliant trabalham com os sistemas Windows e Apple (Mac e IOS) e com os leitores Jaws, NVDA e Window Eyes.

Readit – Indicado para pessoas cegas ou com baixa visão, este software permite digitalizar (mediante tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres) documentos impressos ou arquivos eletrônicos importados e exibi-los em distintos formatos ampliados ou ouvi-los com leitura por voz sintetizada de alta qualidade.  Os documentos podem ser editados e salvos em várias mídias para serem lidas ou ouvidas em outros aparelhos eletrônicos.

Você encontrará também produtos pedagógicos:

Colmeia alfabética – Brinquedo para iniciar o aprendizado do Braille de forma lúdica e divertida. Possibilita o conhecimento da criança sobre muitos objetos do ambiente, seu nome, uso e função, por meio do tato.

Caixinha de números – Produto que introduzir o conceito de número e quantidade, por meio da brincadeira e desenvolver a habilidade tátil para reconhecer forma, textura, tamanho e aprender sobre o uso e a função dos objetos.

Brincando com as horas – Livro brinquedo, ilustrado com elementos concretos, para incentivar a leitura em Braille, facilitando o aprendizado de como ler as horas no relógio pela associação das mesmas com as atividades rotineiras da criança.

Livro Sensorial – Composto de dois volumes e 60 páginas, ilustrado com elementos concretos. Esse produto facilita o aprendizado da criança pelo tato ou visão, de conceitos importantes como formas geométricas, texturas, temperaturas, formas e grandezas dos materiais e objetos, conhecimento do próprio corpo, orientação espacial, número e operações matemáticas.


Reatech 2013| XII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Entrada: gratuita
Dias: 18 e 19, das 13h às 21h
          20 e 21, das 10h às 19h
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Evento Simultâneo: Feira Internacional de Tecnologias em Fisioterapia e Feira Nacional da Pessoa Idosa

- Transporte Gratuito - Estação do Metrô Jabaquara - Saída de Vans na Rua Nelson Fernandes, 400



Nenhum comentário:

Postar um comentário