29 de jul. de 2016

Espetáculo infantil e musical no SESC Santana terão recurso de audiodescrição

 A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém duas fotos a do lado direito da cantora Teresa Cristina em segurando um microfone com uma mão e com a outra apontado para cima com as mãos no palco, e a foto do lado direito é do espetáculo antes do dia clarear com dois palhaços encima de um palco. Fim da descrição.


O espetáculo teatralAntes do dia clarear” e o musical Teresa Cristina canta Cartola”, ambos em cartaz no SESC Santana, em São Paulo (SP), terão sessões no domingo, dia 31/07, com o recurso de audiodescrição produzido pela. 


Iniciativa que permitirá ao público com deficiência assistir com mais autonomia tais atrações culturais.


Para quem não conhece, o recurso de audiodescrição tem como principal objetivo facilitar a compreensão do conteúdo não verbal às pessoas com deficiência visual e também intelectual, já que por meio dele, elas têm acesso a detalhes da obra como os elementos que compõem o cenário, o figurino, a fisionomia dos personagens, tudo por meio do som, das palavras oralizadas.


Como explica Mauricio Santana, diretor da Iguale, para o espetáculo “Antes do dia clarear” a audiodescrição foi previamente roteirizada e revisada por um profissional com deficiência visual. 


“A audiodescrição interage de acordo com os espaços oferecidos entre os diálogos dos personagens, respeita o roteiro original, as intenções de pausas, ruídos sonoros e trilhas”, detalha.

Já para o musical foi realizada uma pesquisa sobre a cantora e o show que será apresentado como um pré-roteiro, pois espetáculos musicais têm uma característica diferente da do teatro, e necessita de uma audiodescrição realizada também ao vivo, simultaneamente à apresentação; porém sem roteiro definido, já que as performances da cantora e dos músicos, e também do público podem ser diferentes a cada show.

 

‘Antes do dia clarear’



O espetáculo infantil é inspirado na lenda que mantém o costume dos mais antigos moradores de circo, que depois da meia noite não pisam no picadeiro, pois esse lugar é reservado aos ancestrais circenses para que possam ali fazer seus espetáculos. 


Nesse contexto, dois homens silenciosamente invadem um grande circo antigo na calada da noite, revelando o universo mágico dos palhaços e uma forte relação de amizade com diferenças, conflitos, mas também com muita graça, beleza e poesia.



Musical – Teresa Cristina canta Cartola’



Apresentada ao mercado fonográfico brasileiro há 14 anos com o songbook duplo A música de Paulinho da Viola (Deckdisc, 2002), a cantora apresenta o show ‘Teresa Cristina canta Cartola’. 


O público vai sambar ao som de músicas como:


  • O mundo é um moinho; 
  • Alvorada;
  • Peito Vazio;
  • O sol nascerá;
  • As rosas não falam e outros grandes sucessos do saudoso Cartola. 


Mesmo sendo portelense de corpo e alma, Teresa não esconde a sua grande paixão e admiração pelo poeta cuja obra ela diz se “(con)fundir com a história de Mangueira, morro e Escola”, passando por estilos como o “samba canção, samba de terreiro, partido alto e samba-enredo”.

 ***

Espetáculos infantil Antes do dia clarear


Quando: 31/07  

Horário: 14h


Ficha técnica


Elenco: David Taiyu e Sandro Fontes.

Direção: Fernando Escrich e Ronaldo Aguiar

Trilha sonora: Fernando Escrich 

Músicas: Nino Rota. 

Duração: 55 minutos

Audiodescrição: Iguale Comunicação de Acessibilidade

***

Show musicalTeresa Cristina canta Cartola



Quando: 31/07 

Horário: às 18h

Local: Teatro do Sesc Santana

Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana – São Paulo

Duração: 90 minutos.

Audiodescrição: Iguale Comunicação de Acessibilidade



Mais informações na bilheteria do Sesc ou site: https://www.sescsp.org.br/


***

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário