18 de ago de 2016

Acessibilidade para pessoas com deficiência em condomínios




O Instituto Pró-Síndico ministrará nesta sexta-feira, dia 19/08 das 13h às 15h no Sindicato dos Engenheiros em São Paulo (SP), o 1.º treinamento do Programa Condomínio Amigo das Pessoas com Deficiência”, o curso, ministrado pela entidade de forma gratuita está aberto a todos os interessados e tem como objetivo capacitá-los pela sensibilização à causa da acessibilidade. 


A palestra demonstrará como atender às necessidades das pessoas com deficiência, abrangendo também o trato com idosos em situação de mobilidade reduzida.


O foco é apresentar as especificidades no atendimento às pessoas com deficiência em condomínios visando evitar erros comuns que atrapalhem seu bem-estar, como por exemplo, a falta de acessibilidade e de preferências, uso de vagas demarcadas de garagem, ausência de funcionários disponíveis para ajudá-los a se locomover quando não houver rampa ou quando as rampas forem muito íngremes, entre outros aspectos fundamentais para uma situação harmônica e confortável. Os condomínios que obtiverem 100% de participação funcional receberão uma certificação.


Maria Aparecida Valença será a instrutora do curso, como assistente social e uma das maiores especialistas no segmento da pessoa com deficiências, onde atua há mais de 20 anos, com expertise na reabilitação de pessoas com deficiência física e intelectual. 


Valença apresentará um panorama geral, passando pela história da deficiência no Brasil e explicando um pouco sobre cada tipo deficiência. 


Além disso, serão dadas dicas práticas, considerando situações comuns do dia-a-dia, de como acolher uma pessoa com necessidades especiais. 


“O curso será muito prático e possibilitará resultados imediatos para os condomínios e moradores. Quem vier poderá, no dia seguinte, colocar em prática tudo o que foi ministrado nas palestras”, afirma Dostoiévscki Vieira, presidente do Instituto Pró-Síndico.


O evento contará como convidada especial e palestrante Mara Gabrilli, publicitária e empreendedora social que fundou, em 1997, o Instituto Mara Gabrilli ONG que desenvolve programas de defesa de direitos das pessoas com necessidades especiais, além de outras atividades. 


Como apresentadora de rádio, Gabrilli mantém, desde 2015, um boletim que visa informar e quebrar paradigmas sobre o universo das pessoas com necessidades especiais.


Inscrições e mais informações: http://prosindico.com.br/amigos-da-pcd/


 
Fonte: Revista Incluir



Nenhum comentário:

Postar um comentário