26 de ago. de 2016

Apneia do sono atinge mulheres na pós-menopausa



As mudanças características no corpo das mulheres no período da menopausa e, principalmente, o aumento da circunferência da cintura podem provocar a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), um mal que acarreta danos à saúde como disfunções cardiovasculares e alterações neurológicas.


A constatação é de uma pesquisa do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) – Campus São Paulo, que serviu de base para a tese de doutorado do farmacêutico Daniel Ninello Polesel.


A síndrome atinge tanto homens quanto mulheres e tem grande incidência entre os obesos. 

“ Segundo o farmacêutico, o  acúmulo de gordura em especial na região abdominal comprime os órgãos internos e, no momento em que a pessoa está dormindo, ela relaxa a musculatura dificultando o ato de respirar. Existem tratamentos como o uso de máscara, o CPAP (Continuous Positivo Airway Pressure, que significa pressão positiva contínua das vias aéreas) ou dependendo do caso usa-se o BiPAP (Dispositivos Biníveis, possuem o diferencial de permitirem a configuração de dois níveis diferentes de pressão: uma sobre a inspiração (IPAP) e outra sobre a expiração (EPAP). É uma espécie de ventilador que manda o ar para dentro do organismo”, explicou o pesquisador.

 
Polesel contou que, entre julho e dezembro de 2007, a Unifesp acompanhou o comportamento do sono de 1.056 pessoas de ambos os sexos, verificando que havia mais casos entre os homens (40%) ante 26,1% das mulheres.

        

Mas o foco do estudo foi comprovar a evidência científica sobre a prevalência do distúrbio entre as mulheres no período da pós-menopausa, quando há uma queda nos hormônios femininos.

 
Para isso, a pesquisa teve a participação de 407 mulheres voluntárias com idades entre 20 e 80 anos que foram submetidas a exames de polissonografia
 
 
Nesses exames, são colocados eletrodos na região da cabeça e uma cinta na região do tórax que permitem acompanhar as variações que ocorrem durante o sono. 
 
 
Do total avaliado, 268 mulheres estavam na pré-menopausa, 43 na pós-menopausa recente (até cinco anos da menopausa) e 96 na pós-menopausa tardia (mais de cinco anos da menopausa).

        
Em 68,4% dos casos, o tipo mais grave desse distúrbio de sono estava no grupo da pós-menopausa tardia. Também foi verificada maior incidência entre as voluntárias com a cintura medindo 87,5 centímetros.
 
 
De acordo com Polesel, o resultado levou a algumas considerações importantes para a avaliação clínica como o fato de que a circunferência abdominal é mais relevante do que o Índice de Massa Corpórea (IMC). 
 
 
Há mais chances de uma pessoa com acúmulo de gordura na cintura vir a sofrer a síndrome do que outra com a massa corporal bem distribuída, ainda que esta esteja acima do peso ideal. 
 
 
O pesquisador destaca, no entanto, que a perda de peso sempre ajuda a minimizar os riscos de distúrbios na saúde.


Faixas mais suscetíveis a riscos


A pesquisa indicou que as mulheres mais predispostas a desenvolver a síndrome estão na faixa entre o início da menopausa e também no período posterior, quando são mais frequentes os sintomas de insônia, a baixa eficiência de sono, irregularidade no padrão respiratório, além da sensação de “ondas” de calores e suores frequentes.


Esses sintomas são decorrentes da redução da concentração dos hormônios estrogênio e progesterona, explicou, por meio de nota da Unifesp, a ginecologista Helena Hachul de Campos, pesquisadora na área de sono da mulher e orientadora do estudo.


“A partir da queda hormonal, que é fisiológica, o organismo feminino fica sujeito a consequências negativas à saúde, como o desenvolvimento de osteoporose, alterações qualitativas na pele, aumento do risco cardiovascular e da incidência de distúrbios respiratórios do sono.” 


De acordo com a médica, a frequência desses sintomas, em alguns casos, acaba dificultando o diagnóstico do distúrbio do sono.

 
Fonte: Viva Bem  



Nenhum comentário:

Postar um comentário