13 de ago. de 2016

Atletas paralímpicos russos foram banidos dos Jogos do Rio2016



No último domingo (07/08), o chefe do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), Philip Craven, baniu atletas russos da competições paralímpicas no Rio 2016.


Um relatório divulgado no mês passado confirmou um amplo programa de doping patrocinado pelo Estado russo através do qual amostras de atletas com indícios de doping eram trocadas por amostras limpas. O Comitê Paralímpico Russo deve recorrer da decisão.


A decisão do CPI suspende todos os 267 atletas paralímpicos russos dos Jogos Rio 2016 e contrasta com  a suspensão pontual a atletas do atletismo e outros pegos em testes de doping no passado, implementada pelo Comitê Olímpico Internacional


A Agência Mundial Antidoping, no entanto, havia recomendado a suspensão absoluta da Rússia dos Jogos deste ano devido à confirmação de doping.


Evgeniy Bukharov, membro do Comitê Paralímpico Russo, disse à BBC que estava decepcionado e chocado com a decisão e que os atletas, que haviam se dedicado a treinamentos intensos por quatro anos para conseguir a classificação para o evento, estavam muito frustrados.


“O mais trágico é que essa situação não se resume a atletas que burlaram o sistema, mas a um sistema estatal que traiu os atletas. A cultura de doping que está poluindo o esporte russo decorre do governo russo”, disse.

  Fonte: Revista Incluir


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário