9 de ago. de 2016

Histórias bíblicas em LIBRAS no Memorial da Inclusão

 A imagem está no formato retangular no horizontal. Nela contém uma prateleira branca com biblias diferentes e ao lado um banner com os dizeres A Bíblia Sagrada em Braile. Fim da descrição.



Nos dias 16/08 e 17/08, representantes do Instituto de Expressão Surda (IES) contarão histórias bíblicas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no Memorial da Inclusão, em São Paulo(SP). 


A atividade está inserida na mostra Bíblia: O livro da inclusão, promovida em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). 


Os contadores de história do IES são os mesmos que participaram da obra Aventuras da Bíblia em Libras, projeto editorial da SBB que já conta com dois volumes, formados por livreto e DVD, com uma seleção de narrativas bíblicas voltadas ao público infantil e seus familiares. 


As atividades de contação de histórias serão realizadas às 11h e 14h30, no espaço localizado à Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda, em São Paulo.


“A SBB, que já oferece a Bíblia completa em Braile, agora dá passos importantes na transposição das Sagradas Escrituras em Libras. Começar com o foco no público infantil é contribuir para a formação de adultos conscientes de seus direitos e, principalmente, para mostrar que Deus ama a todos”, afirma Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB.


Em cartaz no Memorial até o dia 27/08, a exposição chama a atenção para a importância de se disponibilizar a Bíblia para as pessoas com deficiência, em formatos adequados para esse público. 


Um dos principais clássicos da literatura religiosa, este livro vai muito além desse campo e marcou, de forma decisiva, o desenvolvimento cultural da humanidade. 


Com a proposta de retratar ações e programas da SBB pela inclusão de pessoas com deficiência visual ou auditiva, a iniciativa resgata a trajetória de pessoas e da instituição na direção de uma sociedade pautada por valores que contribuem para cidadania do ser humano. 


A exposição apresenta diferentes aspectos da Bíblia, em oito áreas, entre as quais se destacam: as tecnologias utilizadas para a comunicação do conteúdo bíblico; projetos realizados pela SBB que tratam da relação das pessoas com deficiência e suas famílias; e programas que trabalham com a acessibilidade da Bíblia, que está disponível em Braile e em Libras (Língua Brasileira de Sinais). 


Além disso, estão reunidos quadros em alto relevo e esculturas táteis relacionados a temas bíblicos, produzidos pelo artista Renato Amisy, e uma tela que fica disponível para o visitante registrar e expressar suas percepções e opinião sobre a mostra. 


Além de obras táteis, a exposição conta com aparelhos eletrônicos interativos, audiodescrição e impressão dos textos em dupla leitura e com fonte ampliada, em tinta e em braile. 


 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário