18 de ago. de 2016

Encontro Nacional de Usuários e Amigos de Cães-guia será na Univali





As mudanças, alegrias e desafios gerados pela convivência com os amigos de quatro patas serão compartilhadas por pessoas com deficiência e famílias socializadoras, no Encontro Nacional de Usuários e Amigos de Cães-guia


O evento será no próximo sábado, dia 27/08, a partir das 9h, no Campus Balneário Camboriú da Universidade do Vale do Itajaí (SC). 


Além da integração, o encontro tem como objetivo sensibilizar as pessoas e provocar discussões para transversalidade das políticas públicas.


De acordo com Felipe Cristiano da Silva, acadêmico do curso de Relações Internacionais da Univali, usuário de cão-guia e um dos organizadores do encontro, a proposta é que o evento se torne anual, cada ano em uma região do Brasil


“O evento nasceu a partir da iniciativa de um grupo de usuários de cães-guia. Nossa expectativa é de reunir cerca de 40 cachorros” afirma. 


Ele alerta que não será permitida a participação de animais de estimação, já que os cães-guia possuem treinamento diferenciado, mas ressalta que é fundamental que a sociedade civil participe.


Uma mesa redonda sobre a importância do trabalho e qualidade do treinamento de cães-guia abrirá a programação de atividades do encontro, às 9h.  


Entre os confirmados para participar das discussões estão: 



  • Carlos Eduardo Rebelo, treinador e instrutor de cães-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC – Campus Camboriú);
  • George Thoaz Herrison, treinador, instrutor e fundador do Instituto Cão-Guia Brasil;
  • Fabiano Pereira, treinador da Escola de Cães-Guia Helen Keller, com mediação de Felipe Cristiano e de Mardem Reifison, autor do canal Fotógrafo de Cães.


À tarde, a partir das 14h, haverá um debate sobre a experiência coletiva de usuários de cães-guia, mediado pela jornalista Natália Alcantara. 


Após, Walter Amaro Baldi, professor do curso de Direito da Univali, ministrará uma palestra sobre a conscientização da sociedade em relação à lei 11.126, que garante o acesso de cão-guia a espaços públicos e privados de uso coletivo.


As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site http://www.univali.br/imprensa/eventos/.


 
Fonte: Revista Incluir






Nenhum comentário:

Postar um comentário