13 de fev. de 2014

Aeroporto de Palmas (TO) recebe equipamentos de acessibilidade

Foto do ELO

 
Teve início nesta quinta-feira (6/2) a operação do Sistema ELO no Aeroporto de Palmas/Brigadeiro Lysias Rodrigues (TO)


O ELO é um sistema de conectores climatizados projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, inclusive os deficientes ou com mobilidade reduzida, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.
 
A tecnologia é adequada a aeronaves como o Boeing 737-800 e o Airbus 320, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. 


Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 225 quilos. O Aeroporto de Palmas receberá três equipamentos, com investimento de R$ 1,8 milhão em cada. 


A tecnologia é totalmente nacional e foi desenvolvida pelas equipes técnicas da Infraero, em conjunto com a empresa gaúcha Ortobras, especializada em produtos de acessibilidade.
 
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse que é determinação da presidenta Dilma Rousseff o investimento na melhoria dos serviços para todos os usuários da aviação. 


"O governo está empenhado em garantir acesso seguro e igual para todos os brasileiros", discursou. 


Na avaliação do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, essa é uma solução prática e foi desenvolvida para dar maior conforto ao passageiro, pois reúne um conjunto de funções que ampliam a acessibilidade nos aeroportos.
 
Para a deputada federal Mara Gabrilli, cadeirante, que participou da cerimônia de lançamento da estrutura, o sistema ELO vai melhorar o conforto e a acessibilidade de todos os passageiros, especialmente de cadeirantes ou daqueles que possuem algum tipo de mobilidade reduzida.


“Além da acessibilidade, o sistema evita que os passageiros enfrentem chuva ao se dirigirem às aeronaves”, acrescentou.
 
O ELO em outros aeroportos
 
O planejamento da Infraero estima que o sistema seja implantado em outros aeroportos da Rede, como Porto Alegre (RS), Foz do Iguaçu (PR) e João Pessoa (PB). Até 2015, a meta é que ao menos 30 terminais administrados pela empresa sejam contemplados com a estrutura.
 
Diferenciais do ELO no embarque e desembarque

 
O ELO é uma solução que enfatiza a versatilidade, uma vez que os conectores podem ser adaptados às diferentes realidades dos aeroportos. 


Como as estruturas são móveis e de instalação rápida, elas permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.
 
Além da ligação direta entre o terminal de passageiros e a aeronave, foi desenvolvida uma solução para atender ao embarque remoto (sem a ponte de embarque). Nessa variação, uma versão em forma de L será instalada no pátio, o ônibus para na extremidade do conector e passageiro embarca ou desembarca da aeronave.
 
O projeto ELO ganhou o Prêmio de Inovação Tecnológica da TranspoQuip, a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina, realizada dezembro de 2013, em São Paulo.
 

Fonte: Infraero



Nenhum comentário:

Postar um comentário