15 de fev. de 2014

Projeto exibe filmes sobre deficiência auditiva e visual em Petrolina (PE)

Rolo de filme um pouco desenrolado


A partir de sexta-feira (07/02), as exibições cinematográficas do projeto ‘Cinema no Vale’ foram retomadas em Petrolina, no Sertão pernambucano.


A programação de 2014 foi aberta com o tema ‘Inclusão em Mostra’ que trouxe três filmes relacionados a deficiência auditiva e visual.
 
O Cinema no Vale da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem nove anos de existência e conta com alunos voluntários. As exibições acontecem sempre às 19h30, no auditório da Biblioteca do campus Petrolina, e a entrada é gratuita.
 
Segundo o coordenador do projeto desenvolvido pela Univasf, Afonso Henrique Novaes, a inclusão foi escolhida para tematizar a mostra porque atualmente está em bastante discussão. Inclusive, com a chegada da Especialização em Libras na universidade. 


“Como tem um movimento crescente no sistema de inclusão, resolvemos colocar esse tema. Consultamos o setor da Pessoa com Deficiência da Univasf, que relacionou filmes ligados a deficiência visual e auditiva”, argumenta Afonso.


O drama ‘O milagre de Anne Sullivan’, de 1962, será o filme que será exibido no dia 14 de fevereiro. Nessa obra, a enfermeira Anne Sullivan busca um tratamento contínuo para fazer com que Helen Keller, uma criança cega e surda, se comunique com o mundo.


No dia 21, a mostra será encerrada com longa ‘E seu nome é Jonas’, obra de 1979 que expõe as dificuldades de um garoto surdo, que foi diagnosticado como deficiente intelectual e que teve que se adaptarão mundo de falantes, desde a escola até o contato com sua família.






Nenhum comentário:

Postar um comentário