3 de fev. de 2014

Franca adota semáforos sonoros para deficientes visuais

Semáforo
A cidade de Franca (SP) acaba de receber a implantação de semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais, realizada pela Digicon - especializada em automação para a mobilidade urbana. 


Os equipamentos foram instalados nos cruzamentos do bairro Vila Aparecida – local onde fica situada a sede da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos. 


Para esta operação, foram investidos R$ 43 mil nestas tecnologias.
 
Ao todo, são 12 dispositivos (botoeiras BDV-200), que estão localizados nas travessas das ruas Minas Gerais e Santa Catarina, avenida Brasil com rua Santa Catarina e ruas São Paulo e Santa Catarina. 


“Essas botoeiras foram especialmente desenvolvidas para oferecer aos deficientes visuais uma forma segura, rápida e eficiente de travessia. Também auxilia os estudantes na frente das escolas”, comenta o gerente de produtos da Digicon, Hélgio Trindade.
 
O sistema funciona de forma simples. Para ativar o semáforo, basta o usuário pressionar um botão. O deficiente visual ouve então dois bipes, que indicam o acionamento do dispositivo. Logo depois, um novo som mais alto é emitido e o cruzamento é fechado para que o pedestre atravesse tranquilamente.



 

Com o sucesso desta iniciativa, o município estuda a instalação de mais semáforos sonoros de acordo com a demanda da entidade que presta assistência aos portadores de deficiência visual. 


As cidades gaúchas de Porto Alegre, Gravataí, a paulista Jundiaí, entre outras, já utilizam este sistema. 


A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon fornece sistemas inteligentes para controle de tráfego, bilhetagem eletrônica, além dos sistemas para estacionamentos urbanos com parquímetros. Este o segmento representa 40% no faturamento total da empresa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário