
Ir ao Fórum da sua cidade solicitar um atestado de antecedentes criminais pode parecer uma tarefa fácil. Mas para uma pessoa surda,
nem sempre é tão fácil assim.
Na quarta-feira (15/01), o assistente
administrativo Adalberto Antônio não teve dificuldade para garantir esse
direito. Ele foi ao Fórum de Caruru acompanhado por Ana Carolina Bezerra, intérprete da Central de Libras
implantada naquele município do Agreste em dezembro passado, pelo
Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e
Direitos Humanos, em parceria Governo Federal.
A ação que é pioneira no Norte/ Nordeste é desenvolvida pela Secretaria
Executiva de Justiça e Direitos Humanos/SEAD, foi acompanhado, in loco,
pelo secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com
Deficiência, Antônio José Ferreira, e pela superintendente de Apoio à
Pessoa com Deficiência, Rose Maria dos Santos, que na ocasião
representou, Bernardo D'Almeida, secretário da SEDSDH, quando conferiram
o trabalho realizado pelo intérprete para o assistente administrativo, a
partir da Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O grupo foi recebido pelo administrador do Fórum, Flávio Augusto
Marins, que falou da iniciativa que garante a comunicação da pessoa
surda.
“Esse serviço irá facilitar muito a vida da pessoa com
deficiência auditiva. Já me deparei com algumas situações em que uma
audiência teve que ser adiada várias vezes até que fosse disponibilizado
um intérprete para intermediar a comunicação”, afirmou.
O secretário também visitou as instalações da Central de Libras,
instalada no Expresso Cidadão de Caruaru, e se mostrou satisfeito com o
serviço prestado.
“Lembro de ter estado aqui há 12 anos e ter
praticamente que bater de porta em porta, buscando pessoas com
deficiência visual para participarem de uma capacitação em informática.
De lá para cá, tivemos importantes avanços como o Camarote da
Acessibilidade que, além de garantir o acesso de pessoas com deficiência
em festas como o São João, tem o papel de mostrar à população que as
pessoas com deficiência existem e tem direito à cultura e ao lazer. Com a
Central de Libras vai acontecer a mesma coisa”, avaliou.
Rose Maria aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração dos
usuários e trabalhadores do Expresso Cidadão na divulgação da Central de
Libras a fim de eliminar as barreiras de comunicação.
“Temos que ter a
compreensão de que a deficiência não impede o cidadão de viver
plenamente. O que limita são as ruas e prédios deficientes em
acessibilidade e as pessoas despreparadas para o atendimento. Caruaru
está dando exemplo nas boas práticas em relação à pessoa com
deficiência”, comemorou.
Antônio José e Rose Maria estiveram também na Central de Libras de
Petrolina, onde, assim como em Caruaru, já foram realizados mais de 30
atendimentos em menos de um mês. Uma participação significativa para um
equipamento inovador, principalmente, considerando que janeiro é
tradicionalmente um período de férias.
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