1 de set. de 2016

3 de setembro: Dia Municipal do Braille



Dia Municipal do Braille é comemorado no dia 3 de setembro em São Paulo. Este é um detalhe muito presente no dia a dia das pessoas, e muitas não percebem a importância destes “pontinhos” espalhados por aí. 


A combinação de seis pontos em relevo é o que faz a diferença na vida de muitas pessoas cegas. Para este público, o Sistema Braille de Leitura e Escrita é o principal meio para acessar informações em geral. 


Em elevadores, livros e cartilhas, além de portas de toilets ou em cardápios, por exemplo, os textos em braille promovem independência àqueles que foram alfabetizado e aprenderam este sistema.


Em restaurantes, por exemplo, um cardápio em braille evita desconfortos como a descrição do que há em todo o menu e até mesmo os preços de cada item. 


Para que as pessoas cegas possam fazer suas escolhas de maneira independente, um material acessível pode fazer a diferença até mesmo na percepção do atendimento. 


Além dos cardápios, outros produtos que podem conter o braille são materiais didáticos, cartões de visita, calendários, contas telefônicas, extratos de banco, livros e apostilas, entre outros.


Para Regina Oliveira, coordenadora de revisão Braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos, o braille tem uma importância enorme. Aos 7 anos ela descobriu o mundo da leitura ao ser alfabetizada por este sistema e ter acesso a materiais acessíveis.  


“O braille está presente em muitos momentos de minha vida, como, por exemplo, nas tardes chuvosas de domingo em que a família se reúne para jogar bingo e eu posso contar com as minhas cartelas acessíveis. Por outro lado, o braille me dá a segurança de que preciso para tomar um medicamento sem a ajuda de ninguém”, afirma.


Para que a data existisse na cidade de São Paulo, foi sancionada a Lei Municipal 14.925, no dia 12 de maio de 2009, que instituiu o “Dia Municipal do Braille” a ser comemorado anualmente no dia 3 de setembro. 


É importante disseminar informações sobre o braille, pois a partir desse sistema, as pessoas cegas poderão ser mais autônomas e independentes em seu cotidiano, terão acesso às informações gramaticais e não terão intermediários ao buscar conhecimento, literatura, cultura e educação.

Braille na Tocha Paralímpica


Os Jogos Paralímpicos RIO 2016 estão chegando e todos estão aguardando com muita ansiedade. 


No dia 4 de setembro, domingo, a Tocha Paralímpica passará pela Fundação Dorina e vale lembrar que este símbolo tão importante possui texto bilíngue em braille (português e inglês) dos valores dos jogos: coragem, determinação, inspiração e igualdade.


Para Regina, este evento tem um gosto especial e também relacionado à vivência com o braille. Além de ser uma das 700 condutoras que irá fazer o revezamento da Tocha Paralímpica, ela comenta mais um lugar em que o braille está presente:  


“Até mesmo a nossa Tocha Paralímpica conta com textos em braille que, com muita emoção, eu tive o prazer de revisar!”, finaliza.


Para quem quer saber como são formadas as combinações do braille, a USP Universidade de São Paulo oferece uma plataforma onde é possível aprender os pontos negros que compõe o Braille, de forma gratuita pelo link: http://www.braillevirtual.fe.usp.br/




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário