16 de set. de 2012

Dica de exposição: A Arte Simplesmente Acontece

Uma das telas expostas na exposição A Arte Simplesmente Acontece 
 O Espaço Cultural Citi, em São Paulo, apresenta, entre os dias 27 de agosto a 19 de outubro a exposição “A Arte simplesmente acontece” sob curadoria de Jacob Klintowitz. 

A mostra traz 39 obras produzidas por jovens artistas e traça um claro paralelo entre a tradição artística em que o criador parte de premissas históricas – escola artística, formação cultural, formação técnica, história da arte, artistas pioneiros, história da civilização, familiaridade com materiais técnicos, concepção filosófica e a produção desses jovens com deficiência intelectual, cuja origem da obra, o estímulo, o processo de fazer, tem como razão primeira a pura emoção.

Entre os artistas participantes, além dos jovens que fazem parte do Instituto Olga Kos de Inclusão Social, que trabalha com jovens com Síndrome de Down e prejuízo intelectual, destacam-se profissionais que deram oficinas de criatividade a esses jovens como Claudio Tozzi, Isabelle Tuchband, Yutaka Toyota,  Silvana Gualdi, Gustavo Rosa, Eduardo Iglesias, Inácio Rodrigues, Marysia Portinari e Verena Matzen.

“Estamos diante da expressão pura. Aqui há uma manifestação direta da emoção e do sentimento. E isto em um nível tão elevado que podemos nos perguntar se é arte ou não é arte. Como se houvesse esta antinomia entre arte e expressão. Fala-se tanto em arte e vida, em incorporação de elementos ‘reais’, da própria vida, como nas colagens, na pop art, na arte ambiental, na conceitual. Mas estes elementos do cotidiano só valem se forem presididos pela racionalidade?” questiona o curador.

Em “A Arte simplesmente acontece” o desejo de expressão precede o processo, desde a vontade inicial até o acabamento da obra. É, talvez, neste encontro com a natureza da emoção, que reside a associação da emoção diante da natureza.

Espaço Cultural Citi
(Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1146.

A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário