19 de set. de 2012

Rondônia (RO) tem cerca de cinco mil eleitores com deficiência cadastrados


A Justiça Eleitoral de Rondônia (RO) tem aproximadamente cinco mil eleitores com deficiência cadastrados para as eleições 2012. Entre as deficiências estão as visuais, físicas e auditivas. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia oferece ainda transporte para pessoas com mobilidade reduzida no dia das eleições.

De acordo com Cristina Souza Criniti de Oliveira, coordenadora da comissão de acessibilidade do TRE, a urna eletrônica tem teclado em Braille e os eleitores com deficiência visual podem utilizar o recurso do áudio

"Todos os eleitores que se cadastraram 151 dias antes da eleição vão poder utilizar o áudio. Todas as urnas podem o recurso que é habilitado se eleitor tiver deficiência visual", explica Cristina. O período de 151 dias de antecendência é referente ao prazo de atualização do título eleitoral.

No dia da eleição, os eleitores com deficiência visual que não tiverem solicitado ao TRE o áudio da urna, somente poderão utilizar o teclado em Braille ou poderão contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança.

Para aqueles que possuem mobilidade reduzida, o TRE oferece transporte gratuito no dia das eleições. "Para conseguir o transporte, a pessoa precisa solicitar através do telefone 148 ou via internet no site do TRE, no mínimo até o dia primeiro de outubro", destaca Cristina. Ela acrescenta que o eleitor deve encaminhar um laudo médico comprovando a dificuldade da locomoção.

Os municípios que já possuem o sistema de transporte gratuito são: Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO), Jaru (RO), Ouro-Preto do Oeste (RO), Ji-Paraná (RO), Cacoal (RO), Pimenta Bueno (RO) e Vilhena (RO). A coordenadora lembra que outras cidades ainda podem confirmar se vai haver transporte aos eleitores.

A Justiça Eleitoral também contará com auxílio de intérpretes de libras e alguns mesários com deficiência que receberão treinamento nesta quarta-feira (19/09). "São pessoas que colaboraram com muito empenho, ajudando da melhor forma que podem. No dia das eleições teremos um colaborador deficiente visual", afirma Cristina.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário