26 de set. de 2012

Instituto Mara Gabrili leva mutirão social para Diadema




Criado em 2010, o projeto de inclusão social Cadê Você?, do Instituto Mara Gabrili, realiza sua primeira edição fora do município de São Paulo, na cidade de Diadema, no dia 29 de setembro. O mutirão acontece uma semana após o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. O principal objetivo do projeto é localizar e identificar pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade.

Organizado em formato de mutirões, o Cadê Você? reúne uma equipe multidisciplinar de atendimento para avaliar e oferecer informações a pessoas com deficiência que estejam em situação de risco social. A equipe do projeto é formada por profissionais das áreas de Assistência Social, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que prestam atendimento tanto às pessoas com deficiência quanto aos seus familiares.


Nessa edição do Cadê Você, em Diadema, a expectativa é que 60 pessoas participem do mutirão que acontece das 8h às 18h. Em dois anos de projeto, aproximadamente 600 pessoas já foram beneficiadas, entre familiares e pessoas com deficiência, em sua maioria crianças e jovens que representaram 58% dos atendidos.


Além de encaminhamentos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e lazer, o Instituto Mara Gabrilli se preocupou em empoderar a população atendida sobre seus direitos, inclusive o direito ao trabalho que é garantido pela lei de cotas a pessoas com deficiência (lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991). “Temos a preocupação de encaminhar as pessoas para os serviços, mas também buscamos orientá-las sobre seus direitos para que essas famílias conquistem a autonomia e sejam incluídas de fato”, afirmou Camila Benvenuto, coordenadora do projeto.


Todos os atendimentos do projeto Cadê Você? são pré-agendados pela equipe do Instituto Mara Gabrili. Pessoas com deficiência que precisem de orientação e encaminhamento podem fazer o cadastro pelo site
http://www.cadevoce.org.br/cadastro para que sejam contatadas pelo Instituto. Para os interessados em saber mais, o site do Cadê Você? também oferece recursos como fotos e vídeos do projeto e um mapa de localização das pessoas com deficiência atendidas por bairro e tipo de deficiência.

O Cadê Você? é patrocinado pelas empresas McDonald’s, Bombril e Sabesp.

Sobre o Instituto Mara Gabrili
 
Fundado em 1997 pela publicitária e psicóloga Mara Gabrili, o Instituto Mara Gabrili atua na orientação de famílias e pessoas com deficiência, no apoio a pesquisas científicas que visem à cura de paralisias e no fomento à prática esportiva como ferramenta de inclusão social.


Um comentário:

  1. Do que adianta ter a lei de cotas se ela não é respeitada em todo Estado e Municipios, privando assim a sociedade mais carente e a camada da população da periferia que nem calçadas possuem!!!

    ResponderExcluir