19 de set. de 2012

Pessoas com deficiência podem ser impedidas de votar no Rio de Janeiro

Urna eletrônica
No próximo dia sete de outubro, os brasileiros vão escolher um vereador e o prefeito de sua cidade. De acordo com a lei brasileira, a pessoa com deficiência é obrigada a votar, porém, pode pedir dispensa. 

O voto é direito de todo cidadão que vive em uma democracia, mas para as pessoas com deficiência não é bem assim. A pessoa com deficiência que quiser votar pode ser impedida por questões logísticas.

Pensando nesse fato, o site SRZD entrou em contato com a 9ª Zona Eleitoral do TRE-RJ para pedir explicações sobre o assunto. "A maioria dos colégios tem rampas de acesso para pessoas com deficiência. Se a sessão da pessoa que tem algum tipo de deficiência não for no andar térreo, não há como ela votar. Não tem como a gente mudar a urna de local”, explicou Ivy Vieira, chefe de cartório da 9ª vara.

A pessoa com deficiência tem então que torcer para ficar no 1º andar? Ivy disse que não. "Existem sessões especiais. Porém, é preciso que a pessoa com deficiência entre em contato com sua Zona Eleitoral para pedir inclusão na sessão especial.

O cadastro fechou em maio. Nós chegamos até a ligar para as pessoas, mas poucos vieram pedir a mudança. Se a pessoa com deficiência deixar para o dia da votação, ela não vai conseguir votar", finalizou Ivy Vieira.

Fonte: SRZD (Daniel Guimarães)

Nenhum comentário:

Postar um comentário