14 de set. de 2012

Campinas: Jogos de inclusão reúnem 740 deficientes, jovens e adultos

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento Pedagógico irá realizar nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, a abertura do II JEMA (Jogos Escolares Municipais Adaptados) e II JEMEJA (Jogos Escolares Municipais da Educação de Jovens e Adultos – EJA). 

Os jogos acontecem na Faculdade de Educação Física (FAEFI) da PUC Campinas. Ao todo, 740 alunos da rede municipal de ensino irão participar do evento esportivo, que mais do que a competição, visa a integração e a inclusão social.

Os Jogos, que serão realizados nos dias 17 e 18 de setembro, fazem parte do calendário escolar e são promovidos por meio do programa Arte e Movimento, que reúne diversos projetos ligados às áreas de arte e educação física nas escolas municipais.

Segundo Maria Lúcia Bachiega, coordenadora do programa Arte e Movimento, o JEMA colabora para que todas as pessoas com deficiência sejam aceitas e respeitadas pela sociedade como cidadãos. “Com as atividades relacionadas à educação física, os participantes acabam desenvolvendo melhorias na qualidade das atividades esportivas. Sem contar na formação integrada no caso da inclusão ao aluno não deficiente que ajuda seu colega deficiente”, diz a coordenadora.

Já o JEMEJA visa proporcionar aos alunos do EJA a oportunidade de vivenciar atividades esportivas e lúdicas, com integração entre os alunos das diversas unidades escolares da SME, de acordo com Maria Lúcia Bachiega.

JEMA

O JEMA objetiva a integração de jovens com deficiência por meio de atividades, jogos e brincadeiras sem caráter competitivo. Serão 23 escolas da rede municipal participando das atividades que contarão com a participação de 53 professores auxiliando os 218 alunos deficientes, sendo destes 20 cadeirantes. Os jogos serão estruturados de modo que os alunos participem com colegas de similar nível de habilidade. O evento começa às 9h.

As modalidades serão: atletismo, tênis de mesa, futsal e ginástica rítmica. Na modalidade de atletismo, os inscritos poderão participar de até duas provas, sendo uma de pista e/ou uma de campo. Na pista, realizarão uma caminhada assistida de 10 metros, caminhada de 25 metros e uma corrida de 50 metros rasos. Já as provas de campo serão: arremesso de pelota, salto em distância sem corrida e salto em distância.

Nas quatro modalidades, os competidores poderão contar com parceiros auxiliares. No total serão 189 parceiros/ajudantes que são colegas de sala de aula dos atletas especiais.

 A condição para ser um aluno parceiro é não ter participado dos JEM (Jogos Escolares Municipais) e ser capaz de interpretar e aplicar a filosofia dos jogos, sabendo da importância da sua participação como colaborador e facilitador do empenho e desempenho dos colegas participantes.

JEMEJA
 
Sete escolas irão participar do Jogos Escolares Municipais do EJA, com 165 alunos no dia 17 e 168 no dia 18 de setembro. Os jogos acontecem das 19h30 às 21h30 na FAEFI/ PUC.

As modalidades serão: ginástica rítmica, tênis de mesa e o torneio de futsal. Nas modalidades de tênis de mesa e ginástica rítmica o objetivo é a participação dos inscritos e não a competição. Como no JEMA, os participantes do JEMEJA também terão parceiros/ajudantes.

No futsal, que será realizado com a configuração de competição, as equipes são formadas por alunos e parceiros que apresentam o mesmo nível de habilidade, de no mínimo 3 e no máximo 8 participantes, visando garantir a oportunidade justa de competição.

Fonte: Sua Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário