21 de set. de 2012

Equoterapia auxilia na reabilitação

 

No Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (Cercat), em Belo Horizonte, crianças como Cecília e Alberto, que têm problemas decorrentes da paralisia cerebral, veem nos cavalos uma grande oportunidade de recuperação.

Eles participam das atividades de equoterapia, um método terapêutico que utiliza os animais na reabilitação de pacientes com deficiências neuromotoras ou sequelas de acidente vascular e traumatismo craniano.

A técnica age simultaneamente nos sistemas orgânico e psicológico, além de beneficiar o comportamento social a partir do trote e do contato com os cavalos.

Na capital mineira, o tratamento é desenvolvido desde 2005 por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) com a Polícia Militar. No Cercat, já foram realizados quase 60 mil atendimentos por uma equipe multidisciplinar. A iniciativa é gratuita e a maioria dos pacientes é oriunda de hospitais da rede pública.

Já nas primeiras sessões, o paciente apresenta melhora sensível e uma grande interação com o animal. O Cercat atende uma média de 37 patologias diferentes, dentre elas, síndrome de west, síndrome de down, hiperatividade, autismo, paralisia cerebral e hidrocefalia.

O secretário de Estado de Saúde em exercício, Breno Simões, ressalta a importância da iniciativa, que favorece não só aos moradores da capital, mas também aos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

“É visível a importância desse tipo de tratamento no auxílio e promoção da recuperação dos pacientes que requerem tratamentos especiais”, afirma.

Confira abaixo a reportagem especial em vídeo sobre o tema:



Nenhum comentário:

Postar um comentário