26 de set. de 2012

Luva converte Libras em som para facilitar comunicação

Luvas Enable Talk para pessoas com deficiência auditiva
Três estudantes ucranianos – Anton Stepanov, Anton Posternikov e Maxim Osika – desenvolveram uma luva que pode mudar para sempre a forma como as pessoas com deficiência auditiva se comunicam com o mundo: a Enable Talk.

Com 15 sensores de flexão, um giroscópio e um acelerômetro, ela é capaz de “ler” os sinais feitos pela mão que a usa e convertê-los em sons, facilitando a comunicação das pessoas com deficiência auditiva com aqueles que não sabem Libras.

Funciona assim: a leitura da luva é enviada, via bluetooth, para um aplicativo de celular que, por meio de um software da Microsoft, codifica a mensagem e a transmite em forma de som. E mais: a luva possui um pequeno painel solar, que permite recarregá-la com energia limpa.

Mas, para os mais apressadinhos e não tão preocupados com o meio ambiente, a Enable Talk tem uma entrada USB para encher a bateria mais rapidamente, em algum computador.

A ideia dos ucranianos surgiu em uma ida ao mercado, quando presenciaram uma cena em que uma pessoa com deficiência auditiva sofria ao tentar se comunicar com um funcionário do estabelecimento.

Ao pesquisar na internet, os garotos descobriram que não havia no mercado nenhum dispositivo que facilitasse a comunicação dessas pessoas com as pessoas que não dominam sua linguagem e, então, se uniram para criar a Enable Talk.

Por enquanto um protótipo, a luva já ganhou até prêmio da própria Microsoft e, segundo seus criadores, poderá ser vendida no mercado por cerca de US$ 20.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário