24 de set. de 2012

Programa federal de assistência às pessoas com deficiência chega ao Amazonas

Papel para leitura em Braille
A chegada ao Amazonas do programa de assistência às pessoas com deficiência 'Viver Sem Limites' será selado com a assinatura do convênio entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal durante a I Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Confeam). 

O evento está programado para acontecer na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) amanhã (25/09).

Executado através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o programa "Viver Sem Limites" prevê a construção de casas adaptadas e incentivo à tecnologia assistiva, além da criação de casas de apoio às pessoas com deficiência.

A expectativa do Governo do Amazonas é que o programa federal atue em parceira com o projeto implantado no Estado, intitulado "Viver Melhor", o qual prevê a reforma de 20 mil casas com a instalação de equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência. O investimento total do projeto no Amazonas está estimado em R$ 250 milhões.

Entre as metas previstas até 2014 no programa federal “Viver Sem Limites”, para todo o País, está a disponibilização de 2.609 veículos acessíveis para transporte escolar; criação de pelo menos 150 mil vagas de qualificação profissional; busca ativa de crianças e adolescentes com deficiência que estão fora da escola; implementação de 200 residências inclusivas; construção de um Centro-Dia de Referência em cada estado; contratação de 1,2 milhão de casas adaptáveis no Minha Casa, Minha Vida 2; introdução de novos exames para identificação precoce de deficiências; definição de diretrizes terapêuticas e a implantação de 45 novos Centros Especializados de Reabilitação em todo o País.

Fonte: G1 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário