21 de set. de 2012

"Festival Assim Vivemos 2012' estará em Porto Alegre, Pelotas e Santa Cruz

Logotipo do Festival Assim Vivemos


Durante os dois anos que separam esta 5ª edição (o festival é bienal) da edição anterior, muitas polêmicas tomaram conta da sociedade brasileira envolvendo questões relacionadas às
pessoas com deficiência. Foram acaloradas discussões sobre educação inclusiva, muitas idas e vindas na implementação da audiodescrição na TV, e, sobretudo, muitas mobilizações para que as leis que garantem acesso, inclusão e igualdade de direitos para as pessoas com deficiência sejam plenamente cumpridas.

O
Assim Vivemos se insere neste movimento através de sua programação, com uma seleção de filmes atenta às questões mais candentes na sociedade, com a organização de debates que promovam a exposição de diferentes pontos de vista, e como espaço de encontro, diálogo e confraternização.

Em seis dias de programação em
Porto Alegre, serão exibidos 18 filmes de 11 países, em diversos horários, sempre com acessibilidade para todos. Em Pelotas e Santa Cruz do Sul, serão três dias de programação em cada cidade com os melhores filmes de todas as edições do festival. Nas três cidades, o festival realizará debates sobre os temas mais atuais abordados pelos filmes.

Com essa seleção de filmes, o Assim Vivemos atualiza os brasileiros sobre as questões que perpassam as sociedades dos mais diversos países, de todos os continentes, mostrando ainda como os realizadores brasileiros abordam o tema fundamental da inclusão, que tem como resultado a diminuição do preconceito e o aprendizado cotidiano da solidariedade, e o tema da acessibilidade, que é o pressuposto básico para a autonomia.

Acessibilidades
: Audiodescrição transmitida para fones, feita ao vivo por dois atores em todas as sessões Catálogos em Braille, para pessoas com deficiência visual :: Legendas closed caption nos filmes e Intérpretes de LIBRAS nos debates, para pessoas com deficiência auditiva :: Acessos adaptados para cadeirantes.
 
PROGRAMA 1 [81’]

Entre os gigantes [23’] EUA
Incluindo Samuel [58’] EUA
 
PROGRAMA 2 [84’]

Segure a minha mão [17’] EUA
Dias felizes [13’] Myanmar
Cidade Down [54’] POLÔNIA
 
PROGRAMA 3 [77’]

Quando brilha um raio de luz [19’] IRÃ
Sidecars [29’] EUA
Mais do que os olhos veem [29’] NORUEGA, REINO UNIDO E CANADÁ
 
PROGRAMA 4 [83’]

Linha lateral [26’] RÚSSIA
De corpo e alma [57’] MOÇAMBIQUE
 
PROGRAMA 5 [75’]

Aloha [15’] BRASIL
Nika [23’] RÚSSIA
Um outro olhar [37’] BRASIL
 
PROGRAMA 6 [82’]

Um monte de coisas [28’] SUÍÇA
Dois mundos [15’] BRASIL
Sonoro [37’] ALEMANHA
 
PROGRAMA 7 [74’]

Além da luz [82’] BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário