2 de abr. de 2015

Cães-guia e pessoas com deficiência passam por treinamento em ônibus




Cães-guia treinados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), em Camboriú, estão em fase final de adaptação e têm ajudado pessoas cegas a se locomover com mais segurança pelas cidades. 


Em Blumenau, no Vale do Itajaí, eles passaram a conviver com os usuários do transporte coletivo dentro dos ônibus da cidade. Estes animais passam pela fase final de adaptação do treinamento para ajudar pessoas cegas a se locomoverem na cidade. Segundo a prefeitura, os testes iniciaram segunda-feira (30) e deve durar duas semanas.


“Ele não deixa você cair. É uma escada que ele te cuida, é um carro que vem e ele te defende”, diz o massagista Amarildo Vanzuita. 


“É um amigão para toda hora”, diz Vanzuita, que ficou cego quando era criança por causa de um glaucoma.


Dexter, o cachorro que o acompanha na viagem de ônibus, é dócil e obediente. Ele pertence à raça flat coated retriever. 


Esses cães, que eram muito usados na Inglaterra para a caça, hoje servem para uma finalidade muito mais nobre.


“O cão-guia é uma ferramenta de trabalho. É muito importante que a comunidade entenda isso”, diz o instrutor Fabiano Pereira. 


A lei permite que os portadores de deficiência visual entrem acompanhados de seus cães-guia em qualquer ambiente. “O cão-guia pode entrar em qualquer ambiente que uma pessoa comum pode entrar”, conclui o treinador.


A presença de Dexter em um terminal de ônibus chamou a atenção de quem passava pelo local. “É muito interessante. Toca no coração”, diz a aposentada Elvira Lacerda.


 Fontes: G1  /   Rede Saci



Nenhum comentário:

Postar um comentário