16 de abr. de 2015

Jundiaí garante a primeira sede para Amigos do Autista

 


A tarde da quarta-feira (8) foi marcada por uma conquista decisiva pela Associação de Amigos do Autista de Jundiaí (AMA). 


Idealizada na cidade em setembro de 2013 com objetivo de atender autistas da cidade e região, a AMA não contava com uma sede. 


Agora, recebeu autorização legal assinada pelo prefeito Pedro Bigardi para fazer uso do mesmo espaço físico utilizado pela Associação dos Amigos de Bairro do Caxambu, na esquina entre as avenidas Comendador Antônio Borin e Humberto Cereser.


“Fico feliz pela maneira como a AMA foi recebida pela Associação dos Amigos de Bairro, que usa o espaço apenas uma vez por mês. A AMA é mais que bem-vinda na cidade pela importância do trabalho que desenvolve e pode contar com a ajuda da Prefeitura para começar a atuar”, garantiu Pedro Bigardi, acompanhado pela filha Patrícia.


Enquanto conhecia as dependências do imóvel, que passa por obras de reforma e ampliação justamente para receber a AMA, o prefeito anunciou ainda que a Prefeitura vai ajudar na aceleração do processo, cedendo o projeto, uma parte do material de construção e mão de obra. 


A iniciativa envolve as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Serviços Públicos.


Com pouco mais de dez voluntários, a AMA prevê reunir, em um mesmo espaço, o atendimento de profissionais especializados, como o terapeuta ocupacional, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, entre outros. 


“O autista precisa de um atendimento integrado, que envolva vários profissionais que dialoguem entre eles sobre as características de cada caso. Quando há uma convergência de especialidades, os resultados são bastante positivos”, explicou Antônio Godoy, que assumiu a tarefa de presidir a iniciativa em Jundiaí desde os primeiros dias.


Ajudar



Movido pelo filho Matheus, de 6 anos, diagnosticado com autismo aos dois, Antônio sentiu que precisava fazer algo para ajudar não apenas Matheus, mas um universo maior de crianças enquadradas nesse espectro. 


Mudou de vida em prol da causa. Hoje, trabalha à noite como preparador de máquinas para atuar à frente da AMA durante o dia. O esforço, desabafa, tem valido a pena.


“Já temos entre 50 a 60 crianças inscritas para serem atendidas no programa. Nem eu imaginava que a demanda seria grande assim.” 


A meta, segundo ele, é dar início aos atendimentos ainda no segundo semestre de 2015. “A ajuda que a Prefeitura está nos dando é muito valiosa e vai colaborar demais com a nossa causa”, confirmou.


A AMA Jundiaí vai atender crianças com até 12 anos. Hoje, conta com o apoio de parceiros que permite, por exemplo, custear o início das obras no imóvel - estimadas em R$ 30 mil.


A cerimônia de assinatura contou com a participação do chefe de gabinete, Alan Picollo, e do responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, além de apoiadores da causa e voluntários.
 

Segundo os últimos dados do censo demográfico realizado em 2010 pelo IBGE, em Jundiaí existem 670 pessoas com algum tipo de severidade cognitiva.
 

Texto: Thiago Secco


 Fontes:  G1  /   Rede Saci



Nenhum comentário:

Postar um comentário