10 de abr. de 2015

EXPOSIÇÃO “SENTIR PRÁ VER” TRAZ NOVIDADES AO MEMORIAL DA INCLUSÃO

Mesa com escultura que representa a cabeça de uma mulher. Ela veste uma blusa branca e um chapéu preto.


No dia 08 de abril, a exposição “Sentir prá Ver” chegou ao Memorial da Inclusão mais uma vez. A abertura aconteceu  na terça, 07 de abril, e pode ser visitada até 26 de junho. 


Fica na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que a recebeu em janeiro de 2014. 


Quem perdeu, terá mais esta oportunidade para conferir uma seleção de reproduções fotográficas acessíveis de obras do acervo da Pinacoteca do Estado.


A exposição de gêneros da pintura, com diferentes técnicas, busca, de forma inclusiva, apresentar obras do acervo do museu a todos, pessoas com e sem deficiência. 


Para a realização da exposição foram adicionados recursos de acessibilidade para auxiliar na locomoção da pessoa com deficiência física e/ou mobilidade reduzida, e para estimular a compreensão das obras para pessoas com deficiência visual. Para os videntes sugere-se a utilização de vendas para a apreciação das obras.


As obras podem ser conferidas de várias formas: pelo tato, com a maquete tátil, pode-se tocar as reproduções em relevo e texto em braile; pelo som, por meio de associação poética e musical e audiodescrição; pelo odor; e, após a retirada da venda, o visitante poderá conhecer a obra por sua reprodução fotográfica, pelo esquema em alto contraste e ainda pela leitura do texto de apresentação da obra. 


Em seguida, os visitantes são convidados à Sala dos Sentidos, espaço permanente do Memorial da Inclusão, onde poderão estimular suas memórias táteis de sons e odores.


AÇÃO EDUCATIVA e OFICINAS



Junto com a exposição, outras duas atividades culturais fazem parte da programação da mostra: Ação Educativa para estudantes do ensino público e Oficinas. 


Por meio da Ação Educativa denominada “Sinto Logo Existo”, os realizadores visam estimular o respeito às diferenças, uma vez que a visita à exposição Sentir prá Ver constitui uma mostra significativa das potencialidades sensoriais humanas e de comunicação. 


A Ação Educativa é oferecida para escolas públicas, de 3ª a 6ª feiras. Dois grupos diários - horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h, nos meses de abril, maio e junho. 


Para inscrever-se basta preencher e enviar o formulário que está no link que segue: http://bit.ly/1CXFkNy. Os interessados que enviarem suas inscrições devem aguardar confirmação de agendamento.

 
Durante a permanência da exposição “Sentir prá Ver”, também serão desenvolvidas Oficinas relacionadas à temática da mostra e dos sentidos humanos. 


O público alvo das oficinas são pessoas com deficiência auditiva, surdocegas e pessoas com deficiência intelectual. 


As oficinas visam explorar outras possibilidades de percepção das obras expostas, a partir de dança e performance, de customização em tecidos, contação de história em Libras e experiência olfativa. 


Mas atenção: as vagas para participação nas oficinas já estão preenchidas.

***
 

Memorial da Inclusão recebe exposição “Sentir prá Ver”  


Período da Mostra: 8 de abril a 26 de junho de 2015
 
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
 
Local: Memorial da Inclusão - Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
 
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP (próximo as estações Metrô-CPTM Barra Funda)

Agendamento:de visita mediada para grupos (+ de 10 pessoas) pelo e-mail: memorial@sedpcd.sp.gov.br
 
Inscrição para participar da Ação Educativa: (VAGAS ESGOTADAS)

 
O Memorial da Inclusão oferece atendimento em língua inglesa para público estrangeiro.
 
***

Fonte:  Rede Saci


Nenhum comentário:

Postar um comentário