12 de set. de 2012

Deficientes mentais ficarão sem destino

O Hospital Mental Jardim das Acácias vai encerrar as atividades em 71 dias e os 136 pacientes assistidos pela entidade ainda estão sem destino.

Para decidir o futuro de cada um deles é preciso debater o tema com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, mas até o momento nenhuma delas se manifestou.

O convênio com a Prefeitura de Sorocaba foi anulado e a área de 43 mil metros quadrados, localizada na avenida General Carneiro, zona oeste, foi vendida para o empreendimento da Enplanta Engenharia, construtora do Tangará Shopping.

A empresa pretende iniciar as obras até o fim do ano para que a inauguração do shopping ocorra em 2014. No entanto, aguarda a desocupação do imóvel.

Segundo o diretor administrativo do hospital, José Carlos Milan, três propostas para determinar o destino dos internos estão sendo trabalhadas.

A primeira condição é o paciente voltar para a casa. “Até o momento, apenas duas famílias se posicionaram”, conta José Carlos. Já segunda proposta é ampliar as residências terapêuticas; enquanto a terceira é a transferência dos pacientes para outros hospitais psiquiátricos.

José Carlos explica ainda que a manutenção mensal de cada residência terapêutica custa R$ 13 mil, onde moram até cinco pessoas que contam com assistência 24 horas. “Essas casas recebem aquele deficiente mental com grau moderado. 

Já os doentes severos dependem de alguém para dar banho, se alimentar, além de serem agressivos. Por isso, não têm como fazer ressocialização e precisam viver em hospitais.”

As secretarias ainda não ofereceram propostas. “Estamos aguardando a manifestação dos órgãos, mas tudo dará certo. Já temos nossas propostas e debateremos com o Conselho de Saúde”, finaliza.

Desospitalização
 
Há 15 anos, o Jardim das Acácias contava com 400 pacientes. Com o projeto de desospitalização passou ter 136 internos.

R$ 42
é o custo diário de cada paciente

Atividades
A Associação Protetora dos Insanos e os CAP’s continuam funcionando.

Fonte:Rede Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário