Despachar uma encomenda nos Correios, pagar uma conta
na Caixa Econômica ou tirar uma certidão na Receita Federal pode
parecer tarefa simples, mas não para os deficientes brasileiros.
Auditoria do Tribunal de Contas da União revelou que os prédios públicos
dos seis órgãos que mais atendem a população pessoalmente no país não
oferecem acessibilidade como determinam leis, portarias e decretos.
Passaram pelo pente-fino 11.069 unidades de atendimento do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e Emprego
(MTE), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e Defensoria
Pública da União (DPU), além da Caixa Econômica, Empresa de Correios e
Telégrafos e Receita Federal.
O principal problema verificado diz respeito à
sinalização para deficientes visuais, que representam 35 milhões de
pessoas. O contingente total de brasileiros com alguma deficiência é de
45 milhões, dos quais 13,1 milhões têm limitações em nível avançado.
O
piso tátil direcional, por exemplo, com textura diferenciada que serve
para guiar quem não enxerga, só está presente em 50% das entradas dos
locais. No Ministério do Trabalho, não chega a 4%. Com o melhor índice, a
Caixa disponibiliza a ferramenta em 67,5% da agências. Apesar da
importância, o item está presente apenas em 66% dos postos de
atendimento.
Fonte: Correio Braziliense
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