
A Rodoviária de Curitiba (PR)
ainda está em obras, mas quem passa pelo local já usufrui das melhorias
decorrentes da reforma. Reaberto no fim do mês passado, o bloco da
frente (interestadual) revela uma nova Rodoviária, mais segura, bonita,
confortável e de fácil acesso para pessoas com deficiência.
A preocupação com a acessibilidade está presente em
todos os setores, de forma a proporcionar independência, autonomia e
dignidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Uma
das novidades é que a passarela central de ligação entre os dois blocos
ganhou plataformas elevatórias nas duas pontas, garantindo acesso de
pessoas com cadeira de rodas, idosos e obesos. A plataforma vai colocá-los no nível da passarela sem necessidade de uso de escadas.
A Rodoviária também ganhou entradas livres de obstáculos, portas
automáticas, facilidade de acesso, elevadores com saídas dos dois lados,
evitando manobras de cadeira de rodas, escadas rolantes, telefone
público acessível e sanitários adaptados.
Os sanitários com acessibilidade estão em rotas de fácil acesso,
próximos a áreas de circulação principal e dentro dos padrões exigidos
pela Norma Técnica Brasileira de Acessibilidade.
Todos os ambientes
destinados exclusivamente a pessoas com deficiência são sinalizados com o
símbolo internacional de acesso.
O novo piso proporciona aderência à
roda da cadeira, evitando acidentes, e tem sinalização tátil, alertando e
direcionando o caminho a ser percorrido pelas pessoas com deficiência
visual ou baixa visão.
“É um terminal rodoviário de primeiro mundo”, disse José Elias Almeida
Bulhões, usuário de cadeira de rodas desde 2007 e ex-garimpeiro de
esmeraldas, que escolheu Curitiba como sua nova morada após sofrer um
assalto e ser jogado de cima de um viaduto, o que resultou em uma lesão
medular.
“Até os guichês de passagem e balcões de atendimento das
empresas de ônibus tem um espaço diferenciado”, observa. Com altura
máxima de 90 centímetros, os guichês permitem aproximação frontal do
usuário de cadeira de rodas.
“Eu não me enganei quando resolvi vir morar aqui. Curitiba é uma cidade
exemplar e acessível, que tem se preocupado com a pessoa com
deficiência nas mais diversas áreas. Além disso, possui um sistema de
transporte rápido, que atende a pessoa com deficiência com muita
eficiência”, disse Bulhões.
“É muito importante reconhecer os direitos da pessoa com deficiência,
eliminando barreiras nos espaços, no meio físico, no transporte, na
informação, na comunicação e nos serviços”, disse Mirella Prosdocimo,
secretária municipal da Pessoa com Deficiência.
“Nossa luta é fazer
valer os direitos e conscientizar pessoas de que espaços, serviços e
produtos são para todos e todas”, afirmou.
Segurança
A segurança dos usuários foi um dos principais pontos levados em conta
na reforma. A área de embarque possui catracas eletrônicas com leitura
de código de barras e atendentes qualificados para a recepção dos
viajantes. Só entra na sala de espera quem realmente vai viajar.
“Estou bastante tranquilo neste espaço. As bagagens estão soltas e as
crianças brincam perto. Eu e minha esposa não precisamos nos preocupar
com roubos e outros incidentes”, disse Marco Antonio Garcia Chaves,
gerente comercial, enquanto esperava um ônibus na última quarta-feira.
“Agora vamos utilizar mais ônibus, com certeza.” Outro item de segurança
é a altura dos parapeitos nas passarelas e andar superior, que foi
aumentada.
As salas de espera são amplas, climatizadas e envidraçadas, permitindo
aos usuários uma visão completa da Rodoviária. São 560 assentos confortáveis e
o conjunto de luminárias distribuído em todos os espaços torna os
ambientes mais claros e seguros.
O teto agora possui forro térmico,
entremeado com camadas de fibras que isolam o calor, mantendo o ambiente
mais fresco nos dias quentes e menos frio no inverno.
Depois de concluída a obra, as duas alas da Rodoviária de Curitiba
terão 24 conjuntos sanitários (oito deles com acessibilidade);
fraldários, 560 assentos na área de embarque e praça de alimentação
climatizada, com 142 metros quadrados.
No total serão quatro
elevadores, dimensionados para o transporte de passageiros e bagagens,
quatro escadas rolantes e uma nova passarela com plataforma elevatória
para uso de pessoas com deficiência.
Haverá restaurantes e painéis eletrônicos similares aos existentes em
aeroportos, com avisos de chegada e saída dos ônibus e informações em
português e inglês. Na parte térrea externa ficarão pontos de comércio e
serviços.
Um novo conceito de Rodoviária
Comparada às mais modernas rodoviárias, a Rodo de Curitiba terá, depois
de concluída, itens que fazem a diferença. No térreo haverá área
exclusiva para desembarque com plataforma para 10 ônibus, separada da
área de embarque; Malex e guarda de volumes; dez caixas bancários
eletrônicos; espaço de telefonia concentrada, salas especiais fora da
área de embarque para os acompanhantes das pessoas que viajam ou que
chegam e espaços de comércio e serviços.
No pavimento superior, área de compra e venda de passagens; espaços
para comércio setorizados próximos aos guichês das empresas; restaurante
e praça de alimentação para lanches rápidos e serviços públicos como
Polícia Militar, ANTT, DER, etc.
Fonte: Vida Mais Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário