7 de out. de 2013

Em casa, Brasil vence campeonato aberto internacional de tiro paradesportivo

Carlos Garletti mira em alvo



O Brasil foi o campeão geral no Campeonato Aberto Internacional de Tiro Paradesportivo. A competição ocorreu desde o último dia 3, no Centro Nacional de Tiro Esportivo (CNTE), em Deodoro, Zona Oeste do Rio de Janeiro


Com a conquista de três medalhas neste domingo,6, último dia de competição, os brasileiros terminaram na liderança com seis ouros, nove pratas e quatro bronzes, em segundo lugar ficou o Canadá (quatro ouros, uma prata e dois bronzes), e em terceiro os Estados Unidos com um ouro e dois bronzes.


Na primeira prova internacional do dia, carabina .22 três posições, Carlos Garletti foi o melhor ao marcar 405.7 pontos. Ele foi seguido por Helcio Perilo (404) e Geremias Soares (387.2).


Debora Campos também ajudou o Brasil a liderar o quadro de medalhas na competição. Com duas medalhas individuas, uma prata na pistola livre 50m, e um ouro neste domingo, 6, na pistola de ar, 10 metros, a atiradora que teve o seu primeiro contato com o tiro desportivo aos 12 anos de idade como uma brincadeira, comemorou o resultado. 


“Minha participação superou a minha expectativa. Principalmente nos 50m que eu esperava brigar pelo bronze e terminei com a prata. Também gostei muito da pistola de ar, recentemente mudei o equipamento, e mesmo assim consegui ganhar com 360 pontos”, disse.


Na disputa da carabina deitada, 50 metros, SH2, o canadense Douglas Blessin faturou a medalha de ouro ao fazer 566.4 pontos contra 562.0 de Rodrigo Vianna.


O Campeonato Aberto Internacional de Tiro Paradesportivo foi uma competição inédita no país. Pela primeira vez foram reunidos 77 atiradores de sete países das Américas (Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela). 


A iniciativa do CPB de realizar o evento vai ao encontro da política Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), de promover a modalidade em diversos continentes. O resultado foi exaltado pelo coordenador técnico do tiro esportivo do CPB, Felipe Dias. 


“Dentro do nosso objetivo de desenvolver o esporte nas Américas nós conseguimos. Todos os países que confirmaram vieram, teremos um grande números de provas reconhecida pelo IPC, e este é o primeiro passo para a inclusão do esporte no programa dos Jogos Parapan-Americano de 2019”, disse.

Campeonato Brasileiro
 

Paralelamente ao Open, os brasileiros também disputaram o Campeonato Brasileiro. Em primeiro lugar terminou o Clube Esportivo Recreativo e Cultural Vasco da Gama (CERCVG), de Santa Catarina, com a conquista de três ouros do atirador Carlos Garletti. 


O Clube Esportivo dos Deficientes (Cede), do Paraná, encerrou a disputa em segundo com dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Em terceiro ficou a Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência (Asasepode), do Rio Grande do Sul (um ouro, duas pratas e dois bronzes).

Convênio
 

O Campeonato Aberto Internacional de Tiro Paradesportivo é custeado por um convênio do Comitê Paralímpico Brasileiro com o Ministério do Esporte. Outras 15 modalidades também são contempladas pelo acordo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário