30 de out. de 2013

Acessibilidade para pessoas com deficiência chega à biblioteca da Unesp em Marília

Foto de aluna na biblioteca utilizando os recursos acessíveis


A biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp em Marília (SP) está com diversos equipamentos especiais que que possibilita o atendimento e o acesso às informações para pessoas com deficiência.
 
O acesso a toda informação presente na biblioteca será possível por meio de "scanners de voz", softwares leitores de tela, lupa eletrônica, impressora braile e outros equipamentos, bem como o treinamento adequado da equipe, que recebeu capacitação voltada para o atendimento. 


Na Unesp de Marília, essa capacitação foi realizada em parceira com o Departamento de Educação Especial da Unidade.
 
O serviço é destinado às pessoas com deficiência. Os usuários, uma vez cadastrados no sistema da biblioteca e comprovando a deficiência, poderão utilizar os equipamentos específicos para manejo e leitura de documentos. 


“A biblioteca não possuía esse tipo de equipamento. Hoje vemos o usuário com deficiência como cegos e deficientes vindo até aqui para recuperar a informação”, diz a diretora da biblioteca Vânia Fantini.
 
Também poderão fazer uso de uma senha pessoal e intransferível para acessar obras em uma Biblioteca Digital Acessível (BDA) que está em fase de estudo de implantação. 


O local passou por reforma e conta com sinalização e mapa especial. A biblioteca da Unesp está localizada na Avenida Hygino Muzzi Filho, 737 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-1334/1335.
 
Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário