23 de set. de 2013

Relatório traça perfil de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social na Grande São Paulo

Pessoa em cadeira de rodas e pessoa caminhando em sua frente
Das 506 pessoas com deficiência atendidas na segunda fase do Projeto Cadê Você?, 80% declararam necessitar de algum tipo de tratamento na área da saúde; 64% estão desempregados e 52% indicaram não saber ler e escrever. 


Os dados integram o relatório de atividades do projeto, promovido pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG), com patrocínio do McDonald‘s, Bombril e Sabesp.


A publicação foi lançada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de Setembro, e abrange informações coletadas em 14 mutirões, realizados entre maio de 2012 e julho de 2013. 


No mesmo dia, também foi lançado o videoaula Orientações para Pessoas com Lesão Medular – Ginástica em Casa.

 
Cadê Você? - “Sem acesso a serviços básicos, pessoas com deficiência que moram em áreas carentes de São Paulo ainda estão à margem da sociedade. 


Com o Projeto Cadê Você? levamos orientações e informações que podem contribuir para mudar a forma de viver destes cidadãos. Queremos que eles tenham autonomia para buscarem, cada vez mais, melhorar sua qualidade de vida”, afirma Mara Gabrilli, fundadora do IMG.


Criado em 2010, o Projeto Cadê Você? localiza e identifica pessoas com deficiência, avalia suas condições de vida, situação socioeconômica, recursos de acessibilidade e cria uma rede de proteção levando informações sobre os principais serviços existentes nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade, educação e direito.


 “Neste ano o projeto aumentou mais de 70% o número de atendidos”, completa Mara, citando que no total o projeto já atendeu 799 pessoas com deficiência.


Os atendimentos são feitos no formato de mutirões compostos por equipes multidisciplinares com assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 


Dos 14 mutirões realizados na sua segunda fase, 12 aconteceram na cidade de São Paulo, um em Guarulhos e um em Diadema. Entre as pessoas atendidas prevaleceram aquelas com deficiência física (41,89%), seguida pela deficiência múltipla (24,90%) e deficiência intelectual (14,42%).


“Nosso principal foco é empoderar as pessoas com deficiência, fornecendo informações adequadas sobre serviços e tratamentos. Também encaminhamos para o serviço público quando necessário”, afirma Mara, lembrando que o projeto não tem intenção de substituir o poder público no papel de dispensação de equipamentos, e nem tem condições de contemplar toda demanda.


Durante o período, também foram disponibilizadas as seguintes cartilhas: Orientações para pais e cuidadores de crianças com paralisia cerebral, Orientações para pessoas com lesão medular e Orientações sobre sexualidade e deficiência intelectual. Todas disponíveis para download no site do IMG.
 

Dados Relatório Projeto Cadê Você? 2012-2013
 

Instituto Mara Gabrilli (IMG)

 - 75% das famílias possuem renda per capita de até 1 salário mínimo
 
- 52% das pessoas indicaram não saber ler e escrever
 
- 64% é o índice de desemprego dos atendidos
 
- 72% das pessoas dependem exclusivamente do transporte público
 
- 60% não realiza nenhuma atividade de cultura, esporte ou lazer
 
- 80% declaram necessitar de algum tipo de tratamento na área da saúde
 
- 24% dos encaminhamentos do Projeto Cadê Você? tiveram resultado positivo na primeira tentativa.
 
- 13,5 meses é o tempo médio de espera por uma cadeira de rodas pelo SUS
 

Videoaula – Para estimular a prática de exercícios por pessoas com lesão medular, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) lança o videoaula Orientações para Pessoas com Lesão Medular – Ginástica em Casa. 


A ideia é ajudar cadeirantes a incorporar a atividade física regular na sua rotina. Os exercícios estão divididos em aquecimento, fortalecimento muscular e alongamento. Além dos DVDs distribuídos pelo IMG, o vídeo também pode ser acessado no canal do IMG no Youtube: www.youtube.com/institutomaragabrill

 

Sobre o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência


O dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência em 1982 pelas entidades nacionais atuantes no setor. Em 14 de julho de 2005, a data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133. Desde então o dia é comemorado anualmente em todos os estados brasileiros, e serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário