17 de set. de 2013

Mogi das Cruzes (SP) terá Semana da Pessoa com Deficiência

Símbolo de acessibilidade é formado por diversas pessoas
Para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo a Semana da Pessoa com Deficiência, que reúne uma série de palestras e atrações culturais. 


A abertura do evento foi realizada nesta segunda-feira (16/9), no Cemforpe, com a presença de diversas autoridades e entidades que representam as pessoas com deficiência na cidade.


Na abertura, o público presente pode conferir a apresentação do deficiente visual Luiz Euclides, que tocou o hino nacional no acordeão, e do casal Ricardo Pedroso e Cristiane Moraes, que fez uma apresentação do musical “A Bela e a Fera”. 


“Estou muito feliz porque estou vendo aqui pessoas que realmente trabalham pela inclusão social em nosso município e esse evento é mais um dos avanços de Mogi das Cruzes”, disse a coordenadora da Copede - Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, Valeriana da Silva Alves.


Desde 2009 uma série de ações vem sendo tomadas para ampliar a atenção às pessoas com deficiência na cidade, a começar pela implantação da Copede na estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social. 


 “Depois de 2008, quando o Governo do Estado implantou a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, passamos a estimular a criação de estâncias municipais, como secretarias, coordenadorias ou assessorias, para impulsionar as ações e as políticas voltadas para a inclusão social”, explicou o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.


Após sua implantação, a Copede vem norteando as políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência à sociedade por meio de programas como o Emprego Para Todos, que faz um intermédio entre pessoas com deficiência em busca de um emprego e empresas que precisam preencher suas cotas de admissão de deficientes. 


Outra ação de destaque na cidade é a frota 100% adaptada, um dos motivos que levaram Mogi das Cruzes a conquistar uma unidade da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. “Vários avanços tem sido registrados nos últimos anos, principalmente na área da saúde”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini.


Na abertura da solenidade, o público presente pode ouvir a palestra da deputada estadual Célia Leão. “A Semana da Pessoa com Deficiência representa uma luta constante pela educação, saúde, emprego e transporte das pessoas com deficiência”, afirmou. 


No evento, o público presente também recebeu exemplares da “Cartilha de Orientação às Pessoas com Deficiência e seus Familiares” produzida pelo Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas e um folder com ações e serviços existentes em Mogi das Cruzes.
 

Veículos


Durante abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, foram apresentados dois novos veículos adaptados para cadeirantes que serão incorporados à frota atualmente composta por quatro vans adaptadas. 


Os veículos são disponibilizados pelo SAE – Serviço de Atendimento Especial que realiza o transporte de pessoas com mobilidade reduzida para tratamentos de saúde. 


Os dois novos veículos são um microônibus com capacidade para seis cadeirantes mais 14 assentos para os respectivos acompanhantes e um ônibus adaptado com capacidade para seis cadeirantes e 12 lugares para acompanhantes. 


A frota atual já conta com quatro vans, cada uma delas com espaço para transportar dois cadeirantes e os respectivos acompanhantes. No total, agora são 20 vagas para o transporte de cadeirantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário