28 de set de 2013

BraylleType - teclado braille para o sistema Android


Basicamente, podemos afirmar que se trata de um teclado especial para que cegos possam digitar com boa velocidade e baixo índice de erros em smartphones equipados com o sistema Android, do Google.


Quando é aberto, BrailleType apresenta um painel branco enorme, que ocupa quase que a totalidade da tela. Além dele e da barra de status do sistema, o único elemento presente é o campo de texto, no rodapé da tela, onde aparece o texto digitado.
 
 Neste espaço em branco, o usuário escreve em braile utilizando até seis dedos para “marcar” os pontos das letras. Muito utilizado para a leitura em livros com Braille em relevo, a escrita parece funcionar bem já que o posicionamento das mãos no aparelho é bem definido e o aplicativo retorna via áudio os caracteres digitados.
 
Em uma entrevista ao site The Next Web, Daftery falou sobre os planos dele para com o BrailleType. 


No momento, o jovem programador está tentando tornar o aplicativo um teclado alternativo, como o Swype, o que permitiria às pessoas com deficiência visual utilizarem-no em qualquer aplicativo do Android. 


Nos planos para o futuro também consta uma versão para iOS - que provavelmente sairá no Cydia, já que a Apple não permite teclados alternativos na App Store.
 
Com o intuito de testar o BrailleType, Daftery tem feito visitas a escolas e locais que cuidam e dão apoio a pessoas cegas. Alguns dos recursos, como o sinal especial para dar espaço, vieram de sugestões desses testadores.
 
Enquanto vai aperfeiçoando sua invenção, Daftery tenta decidir, também, se cobrará ou fará do BrailleType um aplicativo gratuito, mas espera lançá-lo no Android Market nas próximas semanas.


Fonte:  Its Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário