20 de ago de 2012

Braille virtual: empresa lança solução para escrever sem ver

Imagem de tela de computador com a apresentação do teclado
A empresa israelense Inpris lançou a versão beta do UpSense, uma solução que permite uma pessoa usar um teclado sensível ao toque (touch screen) sem que o veja. 

A tecnologia permite que uma pessoa possa usar o teclado inclusive para escrever em braille.

A solução ajuda pessoas com deficiência, mas também foi desenvolvida para que uma pessoa possa tomar nota enquanto assiste a uma apresentação ou escrever enquanto a própria tela é usada para assistir um filme, sem que metade dela tenha que ficar coberta com um teclado.

O UpSense identifica a mão do usuário e muda o teclado de acordo com as necessidades de cada um. As teclas são configuráveis. De acordo com a empresa, a solução irá possibilitar que pessoas com deficiência visual possam se beneficiar das telas sensíveis ao toque, cada vez mais comuns, sem o custo de dispositivos específicos para quem escreve em braille.

A empresa colocou o aplicativo para testes no Google Play, loja virtual do buscador, e pode ser usada no sistema operacional Android. A companhia está aberta para receber impressões e sugestões da versão beta antes que seja feito o desenvolvimento da versão final. "A descoberta de que pessoas com deficiência visual poderiam ter interesse em nossa solução é uma oportunidade rara de oferecer a eles uma chance de aproveitar tecnologias desenvolvidas para as pessoas em geral", disse a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário