Uma tese de mestrado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) analisa a dificuldade dos estudantes surdos
de seguirem nos estudos após concluir o ensino médio.
Mas o autor da tese, Ademar Miller é surdo e provou que é possível avançar. Após concluir o mestrado ele planeja fazer doutorado.
Mas o autor da tese, Ademar Miller é surdo e provou que é possível avançar. Após concluir o mestrado ele planeja fazer doutorado.
Ademar cursou pedagogia na UFES e foi o primeiro aluno surdo a obter o título de mestre na instituição.
Em entrevista por Skype, com a
participação de um intérprete de libras, Ademar contou
que um dos desafios enfrentados ao longo do mestrado foi compreender
alguns conceitos teóricos.
"Senti dificuldades com os conceitos
encontrados ali, com as questões filosóficas, mas com o tempo fui
ampliando os conhecimentos", disse.
Ele conta que teve uma orientadora com quem se comunicava por meio da
linguagem de libras e outra que sabia a língua dos sinais e acompanhava
as orientações.
"Outros professores que também estavam cursando mestrado
na época e sabiam a língua dos sinais debatiam o texto comigo, o
projeto, os textos, e fazíamos um trabalho conjunto na compreensão dos
textos e na produção da dissertação", relata.
Para orientar o estudante, a instituição e a equipe precisaram se
adaptar. A professora orientadora, Ivone Martins de Oliveira, conta que
aceitou o desafio mesmo não sabendo a língua de sinais.
"Ademar foi
nosso aluno no curso de pedagogia e avaliamos que seria interessante
investir. Desse desafio veio um grande aprendizado para mim e para o
programa de pós-graduação", disse a orientadora do programa de
pós-graduação em Educação que trabalhou em conjunto com profissionais
com conhecimentos de libras.
A orientadora conta que a barreira da língua exigiu um acompanhamento
mais intenso do trabalho de Miller.
"No caso do estudante surdo, a
relação com a leitura e escrita em português acabam sendo um desafio
para ele também", explica. Ela acrescenta que o papel dos intérpretes
foi fundamental durante todo o processo e professores de outras áreas da
universidade também colaboraram com o processo.
Com o título de mestre, Ademar Miller conta que foi grande o desgaste
até chegar a defesa da dissertação, no último mês de julho, e ele
pretende descansar um período para partir para o mestrado. O tema da
tese de Miller foi A Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Médio.
No dia (3) foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
indicam que existem no Brasil aproximadamente 45 milhões de pessoas com
alguma deficiência, o que representa 23,91% da população.
Fonte: UOL Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário