1 de nov. de 2013

SOS Mata Atlântica lança Jardim Sensorial



Foto de uma mulher com venda no olhos sentindo cheiro de planta


O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, em Itu (SP), inaugurou seu Jardim Sensorial, uma proposta diferenciada para estimular o equilíbrio, a percepção e o desenvolvimento físico e mental dos participantes por meio do contato com diferentes espécies de plantas. 


A estrutura faz parte do projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, iniciativa que visa sensibilizar estudantes e demais visitantes por meio de atividades lúdicas relacionadas à questão ambiental.


Com os olhos vendados, os participantes percorrem o caminho do Jardim Sensorial com o apoio de um corrimão. 


Ao longo do percurso, encontram 30 diferentes espécies de plantas, interagindo com elas por meio de outros sentidos, como o tato, olfato e paladar. Ao encerrar o trajeto, podem refazer o caminho sem as vendas, encontrando em cada vaso uma placa com informações sobre a espécie e como pode ser utilizada.


“Escolhemos espécies como orégano, manjericão, lavanda e boldo, que fazem parte do dia a dia das pessoas. Assim, incentivamos que os participantes identifiquem as plantas fazendo relações com seu cotidiano. É comum ouvirmos das crianças, por exemplo, frases como ‘isto tem cheiro de pizza’ ou ‘este me lembra minha avó’”, observa Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.
 
Apesar do foco bastante direcionado a atividades com estudantes, qualquer pessoa pode participar da iniciativa, que conta também com estrutura para receber pessoas com deficiência, como placas em braille com informações sobre as plantas.
 
“A Brasil Kirin preza pelo respeito em todas as suas relações. Por isso, o meio ambiente e a comunidade onde está inserida são tão importantes para a empresa, e a parceria com a SOS Mata Atlântica é fundamental para reforçarmos esse valor“, afirma Juliana Nunes, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Brasil Kirin. 


“Seguindo padrões mundiais de excelência, a companhia desenvolve ações que privilegiam desenvolvimento social, o cuidado e a continuidade dos recursos naturais.“, acrescenta.


O projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica e patrocinado pela Brasil Kirin, no Centro de Experimentos Florestais, realiza ações de sensibilização ambiental desde 2010 e já recebeu mais de 16 mil visitantes.


Além de integrar estudantes, visitantes e a comunidade da região de Itu com as atividades realizadas pelo Centro de Experimentos Florestais, a iniciativa busca destacar a importância da Mata Atlântica para a vida de todos, informando que os visitantes moram em regiões que fazem parte dessa floresta.


A visita dura três horas e é composta por uma sequência de atividades interativas. Primeiramente, os participantes conhecem o Centro de Interpretação, onde são estimulados a entender a importância da relação entre ambiente urbano e floresta, podendo assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável de ambos os espaços. 


Depois, participam de uma trilha na Mata Atlântica, ação que usa a metodologia de “vivências na natureza“ para despertar os sentidos, dando a sensação de envolvimento maior com a floresta. Os visitantes também conhecem a infraestrutura do viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica e, a partir de agora, contam também com a atividade do Jardim Sensorial.


O número mínimo de visitantes por grupo é de 20 pessoas. As inscrições podem ser feitas com agendamento prévio pelo tel. (11) 4013-4598 ou pelo e-mail restauracao.educacao@sosma.org.br. O projeto oferece lanche aos participantes. Para as escolas públicas de Itu e Salto, também é oferecido transporte. A participação é gratuita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário