4 de nov. de 2013

Cientistas criam mouse para computador movido pela respiração

Foto de um mouse de computador


Pesquisadores da Universidade Kinki, no Japão, desenvolveram um mouse de computador que pode ser controlado pela respiração, tecnologia que permite pessoas com dificuldades motoras utilizar computadores de uma maneira mais cômoda.
 
De acordo com a agência EFE, por meio de um tubo, e pela duração e intensidade do sopro, a pessoa pode controlar o cursor, além de clicar nos botões direto e esquerdo do mouse. 


Segundo a universidade, é o primeiro aparelho deste tipo desenvolvido em todo o mundo. Os usuários dessa tecnologia podem utilizar o teclado na tela, com o qual também estariam aptos a escrever mensagens no computador.


"O uso das redes sociais e outros serviços on-line permitem que pessoas com deficiências motoras possam ampliar suas formas de comunicação e, inclusive, realizar certas atividades de trabalho", disse o professor encarregado do desenvolvimento do aparelho, Ichiro Kitayama.
 
O dispositivo foi desenvolvido para pessoas com lesões na coluna vertebral, como os pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que afeta especialmente homens com entre 55 e 67 anos.
 
O preço do mouse, que a universidade espera que possa ser oferecido ao mercado em dois anos, está estimado em 50 mil ienes (cerca de US$ 508). Os cientistas responsáveis pelo dispositivo estão negociando com vários fabricantes a viabilidade comercial do aparelho.
 
O professor Kitayama comentou que seu objetivo final é desenvolver um robô que possa ajudar os deficientes físicos nas necessidades da vida diária e que seja controlado, simplesmente, pela respiração.


Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário