Pelo texto, do deputado Major Fábio (Pros-PB), os números de atendimento
deverão ser de três dígitos e o serviço terá de funcionar 24 horas por
dia.
Para o relator, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), a inciativa é
válida “para fortalecer a política de defesa dos direitos tanto dos
idosos quanto de pessoas com deficiência”.
Regras
No caso dos idosos, o texto determina que o atendimento deverá incluir
informações relativas às medidas de proteção previstas no Capítulo II do
Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Essa parte da lei prevê medidas para
assegurar o direito das pessoas acima de 60 anos à liberdade, ao
respeito e à dignidade.
Já o serviço voltado a pessoas com deficiência ou com mobilidade
reduzida deverá informar os usuários sobre seus direitos previstos na
Lei da Acessibilidade (10.098/00). O atendimento telefônico deverá
também ser adaptado para a utilização por pessoas com deficiência
auditiva.
Tramitação
A proposta segue agora para análise conclusiva das comissões de
Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Câmara dos Deputados
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