5 de nov. de 2013

Catarinense de 21 anos desenvolve mão robótica acionada por webcam

Foto da mão robótica acionada por webcam
Um estudante catarinense de 21 anos desenvolveu uma mão robótica acionada por webcam e foi premiado pela invenção em um concurso promovido pela Intel


Kevin Guimarães é aluno da sexta fase do curso de Sistemas Eletrônicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis


O próximo passo, segundo o jovem, é trabalhar na construção de um robô.


"Já tinha feito um braço que se move com os sensores do Kinect e agora criei a mão. Depois vou criar uma perna e fazer um robô completo. Quero começar a estudar isso nas próximas férias", disse o estudante, em entrevista ao G1. 
 

Kevin participa de um grupo de pesquisa do IFSC que busca desenvolver aparelhos automatizados a partir da interação de gestos humanos com a eletrônica. 


Com os aperfeiçoamentos necessários, os produtos desenvolvidos pelo jovem podem ser usados na Medicina, na indústria (para evitar manuseio de equipamentos considerados perigosos por seres humanos, por exemplo) e na segurança do trabalho.


O Intel Perceptual Challenge Brasil buscava ideias de interação e interatividade com a nova câmera da Intel, a Perceptual. A empresa abriu inscrições e, de um total de 103 inscritos, 30 participantes foram selecionados para receber a câmera e desenvolver seus projetos em pouco mais de 30 dias.
 
De acordo com a Assessoria do IFSC, além de ser o único estudante selecionado, Kevin foi também o único a criar um projeto voltado a outro tipo de uso que não só games. A premiação ocorreu na semana passada, em São Paulo. Ele ficou em segundo lugar. O primeiro colocado foi Alexandre Ribeiro, com um aplicativo de jogo que simula a brincadeira de soltar pipa.


“A maioria dos participantes representavam empresas e fizeram aplicativos para uso em videogames. Fiz a mão porque tenho o sonho de construir um drone completo e achei que era um bom começo”, explicou o jovem. 


Como prêmio, Kevin recebeu um notebook e um celular. Ele contou ainda que durante o evento de premiação foi procurado por empresas, escolas de robótica querendo que ministrasse cursos. "Foi muito bom e rendeu muitos contatos. Já fizeram até oferta em dinheiro pelo meu código”, orgulha-se.
 

Fonte: G1




Nenhum comentário:

Postar um comentário