22 de nov. de 2013

Teresina receberá exposição sobre a trajetória da pessoa com deficiência

Na exposição, mulher conversa com menino em cadeira de rodas
 

Teresina (PI) receberá no período de 11 a 28 de novembro a exposição "Para Todos: o movimento políticos das pessoas com deficiência", no horário de 8h às 14h, na Praça do Povo, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). 


O objetivo da exposição que está em seu segundo ano de itinerância é conscientizar a sociedade sobre a trajetória vivida pelas pessoas com deficiência.
 
A exposição “Para Todos” permite a todas as pessoas o acesso às informações. A partir de  recursos multimídia – vídeos, áudio-guia, texturas e brinquedos acessíveis - os visitantes poderão fazer um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos. O conteúdo é abordado de forma lúdica e educativa.


O público terá a oportunidade de conhecer a forma como essas pessoas reivindicaram espaço e deslocaram a luta pelos seus direitos do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos. 


A exposição conta toda a trajetória dos desafios vividos pelas pessoas com deficiência para que todas possam entender e conhecer a realidade deles, bem como ressaltar a importância da acessibilidade em todos os lugares. Tornando esse mundo acessível a todos", pontua Vera Rotta, curadora da exposição.


 O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destaca a importância de o Estado do Piauí estar recebendo a exposição. 


“Esse evento serve para demonstrar a força que o movimento político da pessoa com deficiência adquiriu ao longo dos anos. É um movimento que só tem agregado valores à sociedade, que fez com que surgissem diversas leis e garantiu direitos de quem até pouco tempo vivia à margem da sociedade. E o Piauí, como um dos Estados que vive essa mudança, recebe essa oportunidade de braços abertos”, ressaltou.


A Exposição Para Todos é realizada pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e OEI - Organização dos Estados Ibero Americanos, com apoio da Caixa Econômica Federal. 


No Piauí, o evento conta  com o apoio do Governo do Estado, por meio da SEID, e do Conselho Estadual de Desfesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI).







Nenhum comentário:

Postar um comentário