1 de set. de 2012

PARA OS CIDADÃOS ENVOLVIDOS COM A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

       
              CAUSA MUITO IMPORTANTE - .ASSINEM E COMPARTILHEM
                                      
           petição publica feita por George Silva


  
Este abaixo assinado tem como propósito exigir a correção do equívoco que está acontecendo sobre a colocação obrigatória, por cobrança da ANVISA, de uns vasos sanitários com uma fenda frontal colocados nos sanitários adaptados para as Pessoas com Deficiência, na maioria dos espaços públicos (aeroportos, shopping, hotéis, pousadas, etc).

 Neste momento que batalhamos pela aplicação do DESENHO UNIVERSAL em todos os espaços públicos, não tem nenhum sentido colocar um vaso que possa servir apenas para uma determinada situação em detrimento das outras (até hoje não se sabe para quê situação poderia servir, apesar de toda pesquisa realizada).

 As Pessoas com Deficiência relatam que este tipo de vaso com fenda frontal não é funcional, causam problemas como queda, as pernas caem dentro desta abertura causando lesões, torções, etc.

 Informamos que a maioria das Pessoas com Deficiência (cadeirantes) desaprova este modelo de vaso sanitário. Recebemos treinamento de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para fazer sondagem, cateterismo, limpeza etc, em vasos comuns.

 Solicitamos que seja levada em consideração a opinião das pessoas com deficiência, pois ninguém melhor que os mesmos para saber o que é melhor. NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS.

 Além de serem inadequados, são mais caros e não existe nenhum instrumento jurídico que dê respaldo (NBR 9050 e Decreto Lei 5.296/2004).

Nós abaixo assinados exigimos que sejam retirados todos os vasos ou bacias sanitárias dos banheiros adaptados para as Pessoas com Deficiência com esta fenda (foto) e colocados o vaso conforme orienta a NBR 9050; que as empresas que investiram nesta adaptação equivocada, sejam ressarcidas dos custos, num prazo máximo de três meses.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário