28 de ago. de 2013

Design desenvolve história em quadrinhos para cegos

Os deficientes visuais formam grande parte da população brasileira. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1% dos brasileiros são deficientes visuais, ou seja, 1,7 milhão de pessoas. 

 Graças ao sistema de escrita Braile (ou Braille), também conhecido como “escrita a branco”, os cegos podem ler usando o tato. 

Pelo sistema - desenvolvido em 1827 pelo francês Louis Braille - os textos são transcritos numa série de pontos salientes e dispostos em sequência lógica.

Um tipo muito comum de texto que o Braile não abrange, no entanto, são as histórias em quadrinhos, já que a leitura pelo tato não permite que os deficientes visuais apreciem esse tipo de publicação. Ou, pelo menos, não permitia.  

Graças ao designer de interação alemão Philipp Meyer, os deficientes visuais começam a ter acesso a essa nova experiência. Ele percebeu que não seria possível apenas traduzir os desenhos com pontos no lugar dos traços. 

Então, usando as formas táteis do Braile, decidiu simplificar ao máximo, mas sem perder a característica do tipo de texto. Como resultado, chegou a 24 quadros que contam a história da vida.  

A história em quadrinhos Life  é uma experiência tátil para deficientes visuais. Ela conta - de forma simples - o início, o meio e o fim da vida com a noção de nascimento, reprodução e morte. 

A intenção do autor é que Life possa ser apreciada com interatividade, tanto no papel quanto virtualmente. 

É possível, por exemplo - no site http://www.hallo.pm/life/ - clicar nas imagens, mudar a aparência dos personagens e colocá-los em lugares diferentes. 

Na versão em papel, a primeira página explica que Life se passa em quatro quadros por página, com a ordem de leitura indicada por números nos cantos.

É um belo exemplo de criatividade e tecnologia a favor da inclusão de portadores de deficiência visual.


Texto:   Jefferson Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário