31 de ago de 2013

Dica de Final de Semana: São Paulo Companhia de Dança apresenta espetáculo com audiodescrição, em Jundiaí (SP)

casal de atores dança em palco
A São Paulo Companhia de Dança, criada em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, apresenta em Jundiaí (SP) um espetáculo de dança com o recurso de audiodescrição

No domingo, 1º de setembro, às 18h, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, pessoas com deficiência visuais acompanharão o trabalho feito pela companhia por meio de narração sob uma linguagem intersemiótica.

No repertório que transita entre o clássico e o contemporâneo, serão mostrados ao público a peça Bachiana N° 1, criação inédita do coreógrafo Rodrigo Pederneiras; Dois a Dois, que inclui dois grand pas de deux de Marius Petipa e Lev Ivanov (O Quebra-Nozes e Dom Quixote); e Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita.


Esta é a primeira apresentação promovida com apoio do Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura - uma parceria entre as Secretarias da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, firmada com o objetivo de viabilizar a implantação de acessibilidade comunicacional em produtos culturais diversos.


A elaboração de um roteiro de dança para este recurso requer um profundo estudo pelo profissional audiodescritor: fichas técnicas, cenário, figurino e até ensaios técnicos são observados e estudados para que o espectador com deficiência visual receba a descrição do espetáculo com a maior riqueza de detalhes possível. São detalhadas expressões faciais, características físicas dos bailarinos e seus gestos, simultaneamente ao que ocorre no palco.
 

Audiodescrição
 
 

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos, tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora.

 
É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. 


Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.


 


Espetáculo de dança com recurso de audiodescrição - São Paulo Companhia de Dança
 
Data: Dia 1 de setembro, às 18h  
Onde: Teatro Polytheama  
Endereço: R. Barão de Jundiaí, 176, Centro - Jundiaí - São Paulo  
Telefone: (11) 4586-2472  
Entrada gratuita: retirar ingressos na bilheteria 1 hora antes do espetáculo.



Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo
 

Foto: Wilian Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário