A Prefeitura de Valinhos (SP) pretende criar um Centro de Atendimento Educacional Especializado para atender alunos com deficiência da rede municipal no contra turno escolar.
A informação
é do secretário da Educação, Danilo Sorroce, que antecipou o tema durante
encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.
Um
primeiro passo neste sentido já está sendo realizado, segundo o secretário, com
o levantamento do número de alunos com deficiência nas escolas municipais e os
tipos de deficiência: física, auditiva, visual, intelectual, múltiplas,
autismo, altas habilidades e superdotação.
Segundo o
prefeito Clayton Machado, é importante que todos os setores do governo busquem
uma melhor compreensão sobre a pessoa com deficiência, pois isso é fundamental
para o relacionamento harmonioso entre pessoas com diferentes hábitos,
comportamentos e necessidades.
Cadastro - De acordo com a professora Mirian Lourdes Ferreira dos Santos Silva, responsável pelo projeto, a rede municipal tem cadastrado atualmente 180 alunos com deficiência. “Acreditamos que este número é maior, porém as crianças ainda não foram identificadas”, disse.
A
professora Mirian explicou que esses alunos estão incluídos na rede municipal e
os que precisam de um atendimento mais especializado são atendidos também por
instituições parceiras, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de
Valinhos (APAE), a Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial
Capuava (ACESA), Instituto Anne Sullivan e Pró Visão.
Em março
mais de 80 diretores e coordenadores pedagógicos participaram de capacitação
para melhorar o atendimento ao aluno com deficiência. As informações recebidas
foram multiplicadas junto aos professores.
Seminário – Ainda
dentro desta linha de trabalho, a Prefeitura de Valinhos, em parceria com o
Instituo Pró Visão, promoverá o 1º Seminário de
Educação Inclusiva, com o tema “Deficiência Visual”.
O
seminário será realizado nos próximos dias 13 e 14, no plenário da Câmara
Municipal de Valinhos, com a participação de educadores da rede municipal e
profissionais de instituições ligadas ao tema.
“É
importante que os profissionais tenham informações atualizadas sobre as mais
variadas formas de deficiências, para que consigam detectar supostos casos
precocemente, bem como dar um melhor atendimento para os já diagnosticados, de
acordo com o tipo de deficiência”, concluiu o secretário da Educação.
Fonte: Portal Novidade
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