28 de ago. de 2013

Benefício fiscal online facilita atendimento de deficientes, no Pará




Em três meses, 94 pessoas com deficiência tiveram processos para concessão de benefício fiscal deferidos, utilizando o novo sistema de solicitação eletrônica, implantado pela Secretaria da Fazenda (Sefa) em maio, no Portal de Serviços na internet. Neste período foram recepcionados, no sistema, 215 processos.

Desde maio a Sefa passou a oferecer a solicitação eletrônica de benéfico fiscal para pessoas com deficiência. Elas podem pleitear a isenção de ICMS e de IPVA na compra de carros zero quilômetro. A coordenadora da Célula de análise de benefícios fiscais, Eneida Siqueira, considera positiva a implantação do serviço informatizado.

"No primeiro momento há sempre uma fase de adaptação. A petição eletrônica exige fazer o cadastramento no Portal de Serviços, e para o envio, os documentos têm que ser digitalizados".

Nos últimos meses aumentou o número de pedidos de cadastramento no Portal de Serviços, demonstrando o interesse das pessoas em realizar a solicitação eletrônica do benefício fiscal.

Isenção
 
A compra de veículo automotor novo, no valor de até R$ 70 mil, adquirido por pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas, diretamente ou pelo representante legal, pode ser isenta de recolher Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, (ICMS). 

Pessoas com deficiência também têm direito a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA. "A aquisição de veículo poderá ser isenta do ICMS, desde que o solicitante cumpra as condições previstas na legislação", esclarece a diretora de Tributação da SEFA, Roseli Naves.

Para fazer o pedido pelo Portal, a pessoa deve acessar o site da Secretaria para se cadastrar no Portal de Serviços (http://www.sefa.pa.gov.br/). 

 Depois, por medida de segurança, será necessário ir até uma unidade fazendária para validar o cadastramento. Concluída esta etapa a pessoa poderá fazer o pedido de concessão de benefício fiscal pelo site, e acompanhar, depois, a tramitação, usando o número de protocolo.

Na avaliação da Diretoria de Tributação, responsável pela coordenação do sistema, o benefício fiscal com solicitação eletrônica traz comodidade, facilita o trâmite e diminui o tempo de resposta.

A partir do dia 2 de setembro o sistema também vai recepcionar os pedidos de benefícios fiscais das empresas integrantes da cadeia florestal madeireira. 

Maiores informações pelo telefone 0800725 5533.

Fonte:  Fiscosoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário