19 de ago. de 2013

Montreal 2013: Brasil se despede do Mundial de Natação com duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze

Nadador se preparar para competir em prova
Terminou neste domingo, 18, o Mundial de Natação Paralímpica, em Montreal, Canadá


O Brasil encerrou a competição na sexta posição no quadro geral, com 11 medalhas de ouro, nove de prata e seis de bronze: 26 no total. 


No último dia, Daniel Dias e Andre Brasil, os dois nadadores brasileiros que mais venceram provas, levaram o país ao topo do pódio mais duas vezes. Daniel foi ouro nos 50m livre, classe S5, e Andre nos 50m livre (S10).


Em comparação com o último mundial, realizado em Eindhoven-2010, o Brasil conquistou exatamente o mesmo número de medalhas (26), mas em Montreal conquistou três medalhas de ouro a menos (foram 14 em Eindhoven), todas conquistadas por Andre Brasil e Daniel Dias em provas individuais. 


No Canadá, a dupla também triunfou, mas foi acompanhada pelos ouros dos gaúchos Roberto Alcalde (100m peito – classe SB5) e Susana Schnarndorf (100m peito – S6).


“Ficamos exatamente onde planejamos terminar esta competição, nos mantendo entre as principais forças da natação mundial. O que mostra que continuamos seguindo o nosso planejamento rumo ao Rio-2016. 


Além da confirmação da força de Andre Brasil e Daniel Dias, a competição no Canadá apresentou novos e jovens medalhistas, como Roberto Alcalde, Talisson Glock e Matheus Rheine, nos deixando animados para o futuro. 


E ainda tivemos o ouro, muito comemorado da Suzana Schnardorf, que apesar de não ser jovem, está no esporte paralimpico há apenas três anos”, vislumbrou Andrew Parsons, presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).


Daniel Dias, Andre Brasil, Talisson Glock são atletas do Time São Paulo, uma parceria do CPB com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com deficiência de São Paulo, que apoia 41 atletas de nove modalidades. Phelipe Rodrigues e Susana Schnarndorf são atletas do Time Rio, uma parceria do CPB com a prefeitura do Rio de Janeiro.


A participação brasileira no Mundial de Montreal é custeada por um convênio com o Ministério do Esporte. A parceria, que também financiou a equipe de atletismo em Lyon, no Mundial da modalidade, ainda abarca outras 13 modalidades.


A Seleção Brasileira de natação chega ao Brasil nesta terça-feira, 20. No primeiro grupo, com chegada prevista às 7h10, no voo TAM 8113 (via Cidade do México), entre outros, estão os medalhistas Adriano Lima, Clodoaldo Silva, Daniel Dias, Joana Neves, Matheus Rheine, Andre Brasil, Phelipe Rodrigues, Roberto Alcalde, Ronystony Cordeiro, Ruiter Silva, Susana Schnarndorf e Talisson Glock. Às 10h55, no voo Air Canada 0090 (via Toronto), chegam os demais atletas e treinadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário