22 de ago. de 2013

Roraima investe quase R$ 300 mil em meios auxiliares de locomoção

cadeira de rodas
Mais acessibilidade às pessoas com deficiência. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Roraima aguarda para esta semana, a chegada de 560 cadeiras de rodas e 200 bengalas articuladas

Os investimentos somam R$ 296.300,00. Os meios auxiliares de locomoção são para os cadastrados no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências (PAPD) do Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf).

As novas aquisições, por intermédio de processo licitatório, contemplam bengalas articuladas, benefício que será concedido a pessoas com deficiência visual. Também terão cadeiras juvenis, cadeiras adaptadas infantis e cadeiras para pessoas tetraplégicas, com apoio de cabeça, elevação para os pés e outros suportes.

O programa é um incentivo para atender pessoas com deficiência, seja ela de caráter hereditário, adquirida, congênita ou específica. “Para serem beneficiadas, as pessoas devem estar inseridas no PAPD, e com o aval do profissional responsável”, disse Márcio Moreira, diretor do Departamento de Política de Reabilitação, da Sesau.

Os interessados em ser incluídos no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências, que oferece equipamentos e componentes de inclusão, devem ir ao NERF, no bairro Canaã, munidos dos documentos pessoais, de residência, cartão do SUS e dos laudos médicos. Lá as pessoas passarão por uma avaliação pelos profissionais de fisioterapia da unidade.

O Nerf possui mais de 900 pacientes cadastrados no PAPD. A equipe da unidade está concluindo o número exato de solicitações por bengalas e cadeiras de rodas. Até a chegada dos aparelhos a lista deverá está fechada.

Na oportunidade, Moreira lembrou que o PAPD tem disponível às pessoas com dificuldades de locomoção dezenas de cadeiras de banho, andadores e muletas. “A nossa meta é garantir cidadania e mais autonomia às pessoas com deficiência”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário